Kirby Star Allies – Análise – O poder da amizade

Existem várias razões para apreciar os títulos lançados pela Nintendo ao longo das décadas, afinal de contas estamos a falar de uma companhia que respeita as suas próprias ideias e traça o seu percurso. Algo verdadeiramente impressionante, especialmente com um legado tão rico. Desde a arte de comunicar sem palavras, a capacidade para transmitir sensações sem diálogos, os mundos coloridos que te deixam com um sorriso na boca, as músicas inspiradoras ou alegres que te deixam emocionado ou a bater o pé, a arte de combinar simplicidade com desafiantes quebra-cabeças ou plataformas que te dão uma grande sensação de conquista, a Nintendo domina a arte da simplicidade e tal como um verdadeiro samurai, segue o seu caminho.

Kirby Star Allies é decididamente um jogo Nintendo, isso é visível só de olhar para as imagens, mas será que é um jogo que representa a mesma Nintendo que deslumbrou o mundo com uma saudável audácia vista em títulos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild ou até mesmo Super Mario Odyssey? De uma maneira rápida, acredito que não. Kirby Star Allies não bebe da mesma ousadia que motivou as equipas responsáveis pelos maiores nomes da Switch a desenvolver experiências que conquistaram o mundo. É um título desenhado para aquecer o coração dos fãs e que apesar de se focar em mecânicas interessantes para um jogo de plataformas, não procura quebrar barreiras.

1Com estes corações tornas o inimigo em amigo e as suas habilidades ajudam-te a ultrapassar os níveis

Pelo contrário, Kirby Star Allies é um jogo verdadeiramente simples e por mais divertido que seja, essa simplicidade poderá ter sido levada ao exagero. A Nintendo sempre conseguiu de uma forma inigualável livrar-se do desnecessário e focar-se no que importa, frequentemente glorificando os seus conceitos, mas sinto que aqui devia ter arriscado mais. Kirby é um jogo de plataformas em 2.5D que assenta toda a sua estrutura numa mecânica muito interessante: ao atirares um coração ao inimigo, ele fica teu amigo e usa as suas habilidades contra os inimigos, bossses e se for a habilidade necessária, usa-a para desbloquear o acesso a peças dos puzzles ou níveis extra que se encontram escondidos pelos diversos níveis. Os teus aliados podem ser controlados por amigos reais, mas quando estiveres sozinho, a IA controla-os e são altamente competentes.

Kirby também pode absorver inimigos e adquirir as suas habilidades, tornando-se num líder importante desta equipa de 4 criaturas, sendo esta a mecânica que incute novidade e interesse no jogo. És incentivado a trocar constantemente de amigos, a absorver diferentes habilidades para responder aos obstáculos que vão surgindo. Alguns exigem a combinação de diferentes poderes e isso obriga-te a criar equipas específicas, conferindo ritmo e dinâmica. Mesmo alguns bosses vão exigir poderes específicos para os despachares de forma mais célere, sendo este o grande charme de Kirby Star Allies, mas um dos poucos. Atirar corações e adquirir novos amigos, engolir criaturas e adquirir um leque variado de habilidades e marchar pelos coloridos níveis é inicialmente divertido, mas rapidamente começas a sentir que mais do que ser tudo muito similar, o desafio é praticamente inexistente.

“A simplicidade é uma arte que nenhuma outra domina como a Nintendo, aqui foi levada ao exagero”.

Perante uma mecânica que só poderia resultar num jogo tão adorável quanto este, é pena que o design de níveis e os desafios que te são apresentados não bebam da mesma ousadia que premiou a Nintendo em outros títulos. Se não estiveres interessado nas salas secretas que exigem uma combinação específica de poderes e podem forçar-te a puxar um pouco mais pela cabeça, Kirby Star Allies transforma-se num jogo muito simples no qual podes quase passar a correr (os teus amigos limpam tudo por ti). A experiência é simples e dinâmica, divertida quando jogada com amigos, mas os bosses exageradamente fáceis e a escassez de seções diferente, fragilizam o jogo. Alguns dos melhores e mais difíceis momentos são quando Kirby e aliados se juntam, seja para voar pelo cenário e disparar para abrir caminho, para rebolar e destruir tudo pelo caminho enquanto escapam ou quando têm de formar uma ponte para uma outra criatura caminhar. São dos melhores momentos.

Quando Kirby Star Allies não está entregue a um ritmo demasiado directo e te tenta desafiar, a experiência vibra e encontras momentos dignos de uma Nintendo conhecida pelo seu engenho, mas na maioria do tempo a Nintendo contenta-se em criar um jogo acessível para todo o tipo de jogadores. Kirby Star Allies é um daqueles jogos que poderá até ser ingrato para alguns, um título que não faz nada de mal, mas no qual facilmente vislumbras um resultado superior com alguns ajustes.

Foi algo que senti em particular na estrutura do jogo, algo que afecta o ritmo e os níveis em si. Kirby Star Allies é um jogo que enverga verdsdeiramente a essência da Nintendo para a Switch: jogar em qualquer lado, com qualquer pessoa, a qualquer momento. Desde os visuais coloridos ao gameplay altamente acessível, este é jogo que abre as suas portas aos mais diferentes públicos. No entanto, os constantes ecrãs de carregamento entre as diversas pequenas secções que compõe cada nível quebram constantemente o fluir do jogo e deixaram-me rapidamente a desejar que os ecrãs azuis não fossem tantos.

2Se encontrares as portas secretas e conseguires chegar ao interruptor, desbloqueias níveis adicionais no mapa desse mundo.

Um dos elementos que devem ter desde logo em conta perante Kirby Star Allies é a sua longevidade. A Nintendo preparou uma experiência que não eleva os padrões daquilo a que nos habituou, mas também merece respeito por não prolongar artificialmente o tempo de campanha apenas para esconder a simplicidade da experiência. Kirby Star Allies pode ser terminado em cerca de 5 horas, voa autenticamente, mas tens modos alternativos que exploram a principal mecânica deste gameplay, os Star Allies e a suas habilidades. Existem modos opcionais com um pouco mais de dificuldade e a campanha esconde vários segredos que te obrigam a repetir os níveis, o que lhe adiciona alguma longevidade extra.

Kirby Star Allies é um jogo com muitas das marcas que caracterizam a série e a própria Nintendo. É um jogo colorido, repleto de animações adoráveis, temas risonhos e consegue ser um pedaço de boa disposição no teu dia. No entanto, é um jogo demasiado simples, cuja campanha não tem qualquer dificuldade ou sequer desafio e que termina rapidamente. Não é um jogo que revela uma Nintendo audaz, com vontade de arriscar e levar mais longe o personagem, como fez com outros nomes que também já chegaram à Switch. É um título com alguns bons momentos, pena serem tão poucos.

Share