PUBG processa supostos “clones” do Battle Royale

A PUBG Corp, detentora e produtora do popular shooter online PlayerUnknown’s Battlegrounds, processou a produtora chinesa NetEase, devido a dois jogos mobile semelhantes a PUBG.

Tal como avança o Ars Technica, o processo foi instaurado no US District Court de Northern California e refere-se particularmente aos jogos mobile Rules of Survival e Knives Out (jogos que chegarão ao iOS antes de PUBG ser transportado para o dispositivo). Ambos os jogos contam com batalhas de 100 pessoas, numa ilha com uma zona de segurança que vai diminuindo, armas militares, veículos, entre outras coisas. A PUBG Corp quer ser indemnizada e espera que os dois jogos sejam retirados das lojas online.

A companhia terá feito uma queixa à Apple a 24 de janeiro, altura em que os jogos chegaram à App Store. A NetEase respondeu a 31 de janeiro, negando qualquer tipo de violação de direitos de autor.

Juntamente com a queixa, foram colocadas capturas de imagem de um dos jogos e de PUBG, para comparação:

PUBG

Como material de defesa, a PUBG Corp lista 25 aspetos do jogo que podem ser utilizados, alguns deles específicos de PUBG (como 100 jogadores a chegarem de paraquedas no início de cada sessão) outros mais gerais (como lobbies pré-partida). Ao argumentar que é a combinação destes elementos que infringem os direitos de autor, a PUBG Corp espera mostrar que a intenção da NetEase era criar um jogo que copiasse PUBG.

Referências a frango comemorativas também são mencionadas, o que nos faz lembrar da popular frase de vitória utilizada por PUBG “winner winner chicken dinner.”

Embora seja difícil clarificar exatamente em que momento as loot boxes e edifícios semelhantes se tornam um caso de violação de direitos de autor, o caso apoia-se na ideia de que a combinação de todos estes elementos são uma violação de direitos. Se lhe for dada razão, poderemos ver alguns processos semelhantes num futuro próximo.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter e Instagram

Share