God of War – 5 dicas a saber antes de jogar

Amanhã, dia 20 de abril de 2018, chega às lojas o novo God of War, o renascimento da famosa série do estúdio de Santa Monica, que nos traz uma versão diferente de Kratos, mais velho, ponderado e em busca de recuperar alguma da sua humanidade, agora que foi incumbido [uma vez mais] com a maior das responsabilidades, a paternidade.

O jogo oferece quatro diferentes níveis de dificuldade para que cada jogador possa adaptar a experiência à sua vontade, no entanto, por mais simples que pareçam, existem algumas coisas que importam ter em mente antes de iniciar a aventura, e que independentemente da vossa literacia digital ou da dificuldade do jogo, prometem facilitar, e até melhorar a experiência com God of War.

A Exploração – Sempre que Possível

Quase todos os jogos de aventura usam o chavão da exploração para cativar o imaginário dos jogadores, mas poucos são aqueles capazes de recompensar verdadeiramente a sua curiosidade.

God of War é um monstro diferente dos restantes da série, na forma como alterna os segmentos mais lineares, que são quando a história avança, com outros onde nos é dada alguma liberdade de ação para explorar uma caverna, umas ruínas, ou para sair de rota com o barco, com a promessa de encontrar recursos adicionais ao longo do caminho.

Como sabem, Kratos, Atreus e o Leviathan Axe têm associado um sistema de progressão, vasculhar os cantos do mundo garante que arrecadam pontos adicionais e assim se mantêm à frente do nível de poder dos inimigos. Só não se assustem se nestas desventuras derem de caras com um oponente demasiado poderoso para vocês, um dia regressam, e as coisas serão bem diferentes.

Esquiva e Escudo

O combate do novo God of War é diferente do anterior modelo desenfreado da série, consequência da alteração da câmara (e da idade de Kratos também… provavelmente). A esquiva é a vossa melhor amiga, de modo a evitar os golpes dos oponentes, no entanto, o escudo é também um factor a ter em conta, habituem-se a usá-lo, forcem a sua utilização até, de modo a acertar o timing do bloqueio.

Se conseguirem boas temporizações de esquiva e bloqueio, sairão numa posição muito mais vantajosa para depois poder atacar os oponentes com resultados bem mais satisfatórios.

Gastar os Pontos de Habilidade logo que possível

Em muitos jogos, temos tendência a acumular bastantes pontos até finalmente pararmos para analisar calmamente as melhorias e gastar uma grande quantidade de pontos.

Pode não parecer numa primeira análise, mas O sistema de habilidades e melhorias de Kratos, do machado e armaduras, fazem imensa diferença para o combate. E o melhor é que não existe uma forma ideal, cada habilidade desbloqueada ou Runa associada ao equipamento garante uma habilidade diferente a Kratos e Atreus, joguem com as sinergias, experimentem e encontrem um modelo ideal para vocês.

Atreus é uma ferramenta importante

Podem demorar a aprender (como aconteceu no nosso caso), mas é importante lembrarem-se de usar Atreus durante as batalhas, isto é particularmente verdadeiro contra certos tipos de inimigo, mas a constante utilização de Atreus, ordenando-lhe que dispare as suas flechas enquanto recuamos, ou depois de uma esquiva, é muitas vezes a diferença entre a vitória e a derrota.

Adicionalmente, contra um oponente mais poderoso, é possível que os constantes ataques de Atreus direcionem a atenção do inimigo para ele (Aggro!), deixando o oponente de guarda aberta para uma investida de Kratos, que claro, provoca bastantes mais danos.

Em suma, Atreus é um importante recurso, que ainda pode ser usado de forma estratégica.

Na PS4 Pro, escolham o modo desempenho

Quando jogado na PlayStation 4 Pro, God of War oferece duas opções, resolução ou performance. A escolha mais uma vez depende da experiência que procuram e da dificuldade escolhida, no entanto, como jogo de ação, parece-nos sempre mais adequado optar por dar primazia aos fps em detrimento da resolução, por mais sedentos que sejam os vossos olhos. E confiem em nós, o jogo é deslumbrante de qualquer maneira.

Para ainda mais informações sobre God of War, não deixem de conferir a nossa análise, livre de spoilers, ao jogo do Santa Monica Studios. E já que aqui estão, porque não um refrescar de memória sobre todos os deuses que caíram aos pés de Kratos, na galeria de imagens em baixo.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share