Jogadores preocupam-se menos com bugs e mais com um mau design

O Game Reviews publicou os resultados de um estudo desenvolvido através da Steam (via gamesindustry) e conduzido pela Universidade de Queens no Canadá, que revela alguns factos interessantes acerca daquilo a que os jogadores dão importância num jogo.

No campo dos aspetos que os jogadores consideram negativos, 57% dos participantes nomeou problemas de design como o elemento mais importante na classificação negativa de um jogo, enquanto apenas 17% mencionou os bugs, que afinal, nos dias de hoje podem ser corrigidos através de uma atualização. Dos casos que mencionaram bugs, 42% são mesmo de reviews positivas, “sugerindo que ter um bug num jogo não conduz necessariamente a uma crítica negativa.”

O estudo conclui que o feedback negativo é mais útil para os produtores, por conter evidências de bugs e argumentos mais concretos, enquanto as positivas baseiam-se demasiadamente em aspetos emocionais, sem a apresentação de motivos específicos para o juízo.

Ainda assim, as “análises positivas contêm uma porção ligeiramente superior de sugestões”, comparativamente às negativas. “Saber o que os jogadores apreciam num jogo é importante para um produtor, já que assim podem garantir que estes pros continuam ou são aprofundados em atualizações futuras.”

Os dados dizem respeito a 10,954,956 análises no Steam, 9,393,546 positivas e 1,561,410 negativas, analisadas em março de 2016.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share