Microsoft está a contratar para se focar em jogos first-party AAA exclusivos

Uma oferta de trabalho da Microsoft sugere que a companhia estará a mudar o seu foco para o desenvolvimento de títulos AAA exclusivos para a sua consola.

A oferta é para um Gestor de Programas Chefe em Santa Monica, e o candidato terá a tarefa de fazer crescer “os talentos internos do estúdio” e trabalhar para ajudar a construir “uma nova franquia.”

Pede ainda experiência em “oferecer títulos de alta qualidade com padrões AAAA” (citação direta – não é claro se a intenção era mesmo usar a expressão ‘AAAA’) e um “conhecimento e entendimento do processo de desenvolvimento de uma nova PI.”

A Microsoft tem sido muito criticada pela sua falta de títulos first-party. No final do ano passado, Phil Spencer disse que a companhia iria investir em estúdios para fazer mais jogos first-party. Spencer afirmou que o foco renovado em exclusivos first-party iria envolver a compra ou a criação de novos estúdios de desenvolvimento.

A empresa tem obtido resultados mistos com esta abordagem até ao momento. Comprou a Rare em 2002, mas encerrou outras aquisições como a Press Play e a Lionhead.

Esteve também debaixo de fogo quando cancelou Scalebound, um RPG de ação que estava a desenvolver com a Platinum Games. O diretor do estúdio, Hideki Kamiya, pediu mais tarde desculpa aos fãs desiludidos, dizendo, “Para os fãs, um pedido de desculpa é tudo o que posso oferecer. Peço imensa desculpa.”

No mês passado, Darrell Gallagher, antigo chefe da Crystal Dynamics, juntou-se à equipa de liderança executiva da Microsoft Studios. O chefe da Microsoft Studios, Matt Booty, partilhou a notícia no Twitter, dizendo que estava “entusiasmado por partilhar mais durante a E3.” Gallagher sugeriu ainda um possível anúncio para o evento, tweetando, “Coisas boas chegarão durante a #E32018.”

Esta oferta de trabalho poderá estar ligada aquilo em que Gallagher tem andado a trabalhar. A conferência de imprensa da Microsoft na E3 está marcada para 10 de junho, por isso não teremos de esperar muito para descobrirmos.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share