A dificuldade da promoção da sequela de Homem-Aranha: Regresso a Casa

O final de Vingadores: Guerra do Infinito deixou uma imensidão de dúvidas na mente dos fãs, especialmente daqueles mais atentos, que conhecem os planos para o futuro próximo do Universo Cinemático da Marvel.

Seguem-se spoilers para o mais recente filme dos Marvel Studios…

Como saberão se chegaram até aqui, Peter Parker esteve entre os personagens que se evaporaram com o estalar de dedos de Thanos no final de Guerra do Infinito. Essa decisão foi particularmente estranha para quem sabe que a Marvel tem já calendarizada a sequela de Homem-Aranha: Regresso a Casa, que como é óbvio, verá o regresso de Tom Holland como Peter Parker, para abrir a Fase 4 do UCM.

A sequela, que deverá contar com Jake Gyllenhaal no papel do vilão Mysterio, tem estreia marcada para julho de 2019, apenas dois meses depois de Vingadores 4, filme que trará a resolução definitiva aos acontecimentos de Guerra do Infinito. A principal questão que se põe é, como promover um filme cujo protagonista está, supostamente, morto?

Em entrevista com o Collider, os escritores do terceiro Vingadores, Christopher Markus e Stephen McFeely, foram confrontados com essa pergunta:

“É uma boa pergunta, e certamente que é a grande dúvida em relação às expectativas das audiências se conhecerem demasiado sobre o funcionamento de Hollywood, calendários de estreias e coisas assim, isso prejudica o desfrutar do filme? Não podemos fazer filmes para as pessoas que leem a Variety, percebes o que quero dizer?”

Num universo interligado com o UCM, esse é o preço a pagar por querermos estar bem informados. Podemos dizer o mesmo acerca dos Guardiões da Galáxia, no filme, o estalar de dedos de Thanos deixou apenas Rocket para trás, ora, ninguém acreditará que será apenas ele a sobreviver da equipa original, quando o terceiro filme de James Gunn estrear, esse já em 2020.

Outro caso é o do Rei T’Challa, que conheceu imenso sucesso com o seu filme a solo, Black Panther, só para evaporar-se no filme seguinte ao lado dos restantes heróis da Marvel. Alguém acredita que não existirá uma sequela com Chadwick Boseman de volta no principal papel?


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share