Far Cry 5: Hours of Darkness – Análise – Resgate rápido

Far Cry 5 chegou às lojas a 27 de Março como uma irreverente aposta da Ubisoft Montreal nos jogos de acção na primeira pessoa em mundo aberto. Um jogo repleto de constantes alfinetadas à cultura e sociedade dos Estados Unidos da América, onde o humor e excentricidade andou de mãos dadas com o chocante e violento. No entanto, a primeira expansão, Hours of Darkness, não te transporta para Montana, onde foste um agente da lei numa missão contra o líder do culto, aqui és transportado para o Vietname, numa missão de resgate.

Hours of Darkness dá-te um espaço ligeiramente mais pequeno que qualquer uma das três zonas no jogo principal e transforma Montana numa selva algures no meio do Vietname. Quando um grupo de soldados está pronto para voltar a casa, o seu helicóptero é abatido e começa uma missão de sobrevivência até ao ponto de resgate. Este conflito foi incrivelmente marcante para os EUA e ainda hoje é mencionado pelas consequências que deixou em muitos cidadãos, não sendo por acaso que foi escolhido como palco para esta expansão.

1Se quiseres, podes seguir para o ponto de extracção, mas ao explorar descobres pontos de interesse e onde cumprir desafios opcionais.

Quando acordas, após o acidente, dás por ti perdido no meio da selva e terás essa missão de chegar ao ponto determinado para te resgatar. No entanto, as probabilidades de sobrevivência são poucas e o teu apoio aéreo apenas funciona onde não existe artilharia anti-aérea. Como no jogo principal, Hours of Darkness recompensa a exploração da selva e ocasionalmente encontrarás documentos com pontos adicionais de interesse. Nesses locais poderás cumprir os 9 desafios opcionais e encontrar companheiros que precisam de ajuda.

“Em cerca de 3 horas consegues terminar a expansão com todos os objectivos completados.”

Hours of Darkness é extremamente curta, pode ser terminada em menos de duas horas, por isso precisarás de te focar nesses desafios opcionais se queres prolongar a longevidade. Terminei a expansão com 83% em duas horas e vinte minutos, sem pressas. Se quiseres subir para o dobro, terás mesmo de cumprir esses desafios. É fácil perderes-te no meio da selva, frequentemente surgem acampamentos para salvar e outros soldados para resgatar. Existem vários coleccionáveis perdidos pela região e se não tiveres nenhum amigo para jogar contigo, os três soldados controlados pela IA podem fazer a diferença em várias situações de combate.

Não existe nada de relativamente novo em Hours of Darkness, apenas o local, o que forçou à adaptação de actividades opcionais da campanha principal para se enquadrarem com o local e a situação. Podes usar os binóculos para chamar um ataque aéreo num determinado local e podes procurar por isqueiros largados por pára-quedistas Norte Americanos abatidos. Também podes destruir altifalantes com propaganda anti-EUA, mas nada de verdadeiramente diferente do que fizeste em Montana.

2Esta lista de desafios é o teu maior incentivo a deambular pelo mapa e tentar prolongar a longevidade

Extremamente curta e sem grandes novidades em termos de gameplay, Hours of Darkness apresenta-se como uma expansão com poucos argumentos. Para os verdadeiros fãs da fórmula Far Cry, poderá ser interessante viajar no tempo e desfrutar de um novo local, mas esta missão de resgate termina mesmo muito rápido. Não esperes um grande envolvimento cinematográfico e um grande foco na narrativa. Hours of Darkness apresenta-te alguns desafios, mas nem isso consegue prolongar a longevidade e é pena a Ubisoft não ter feito algo mais ambicioso.

Share