O que os escritores de Vingadores: Guerra do Infinito fariam com o DCEU

Kevin Smith, o famoso cineasta, ator, escritor e uma das mais ativas vozes do mundo da banda-desenhada, colocou uma pergunta arrojada aos escritores de Vingadores: Guerra do Infinito, Christopher Markus e Stephen McFeely: ‘O que fariam para ‘corrigir’ os filmes do universo DC?’

Os dois não fugiram à pergunta, primeiro Markus e depois Stephen, que curiosamente, apontaram algumas coisas que já foram repetidas múltiplas vezes por vários fãs das adaptações dos comics.

Markus: “Por necessidade eu olharia para o que a Marvel fez, eles não tinham os seus principais personagens disponíveis. Não tinham o Homem-Aranha. Não tinham os X-Men. Seguiram uma linha e encontraram, quer dizer, ele é famoso para caramba, e agora é o Homem de Ferro, mas não estava lá ainda, e eles fizeram um filme muito bom com ele.”

“Podia usar o Batman e o Super-Homem, e os restantes, a Mulher Maravilha está a safar-se bem, tirando o segundo (Liga da Justiça). Analisem o vasto mundo e escolham, este rapaz ou esta rapariga e ‘vamos fazer um bom filme [sobre ele], não um universo, para ver o que acontece. Demasiado spaghetti a ser atirado à parede.”

A resposta de McFeely foi mais curta, mas sem surpresa, seguiu uma direção similar: “A minha familiaridade com o universo DC não é grande coisa, mas posso dizer que estrategicamente, “fazia um. Para citar o Liga da Justiça, ‘Salva uma pessoa’.”

A ideia de que a Warner Bros. tentou impor um universo antes de apresentar cada uma das suas partes foi repetidamente referida como explicação para o “falhanço” do DCEU, referimo-lo na análise de Batman vs Super-Homem: O Despertar da Justiça, os fãs provaram-no ‘com a carteira’ ao fazer de Mulher Maravilha um estrondoso sucesso de bilheteira, só a Warner parece não ter entendido a mensagem.

Desde o resultado de Liga da Justiça que a divisão de adaptações de comics da Warner tem sofrido várias alterações, sendo previsível que num futuro próximo, fiquemos a conhecer um renovado calendário para os futuros filmes dos personagens da DC Comics.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share