Grupos radicais recrutam membros no Fortnite

Christian Picciolini, um alegado antigo membro de um grupo racista e neo-nazi norte americano, participou numa sessão de perguntas e respostas (AMA) no Reddit, altura em que fez algumas revelações preocupantes sobre as práticas dos seus antigos colegas, nomeadamente no jogo da Epic Games, o ultra popular Fortnite.

De acordo com Picciolini, muitos membros do grupo são membros ativos da comunidade de Fortnite com um objetivo, estão em busca de recrutar novos membros:

“Procuramos os jovens marginalizados e prometemos-lhes o paraíso. Hoje eles usam táticas deploráveis, como visitar fóruns dedicados à depressão e à saúde mental, e jogos multijogador para recrutar pessoas.”

Quando a comunidade do Reddit expressou o choque, Picciolini aprofundou a questão dos videojogos como local preferencial de recrutamento:

“Fortnite, Minecraft, COD, todos eles. Sim, principalmente recrutadores estrangeiros da Rússia, Europa de Leste e Polónia.”

Parece uma loucura para uma pessoa sã, pensar como estes grupos procuram recrutar jovens nos jogos que tantos de nós partilham e adoram, ainda assim, é importante ter em mente que nunca que estes espaços foram partilhados por tantas pessoas de diferentes backgrounds, e nunca que o discurso do ódio foi tão prolífero como é nos dias de hoje na Internet.

Picciolini falou um pouco sobre os “colegas” do seu antigo grupo, salientando que estes são, antes de mais, pessoas emocionalmente destruídas. Não desculpa os seus atos, mas ajuda, em teoria, a encontrar uma resolução para o problema.

“Penso que primeiro temos de perceber que apesar de estarem a fazer coisas monstruosas, são eles próprios seres-humanos destruídos, não monstros. Comecem por aí e descubram onde está o espaço humano que precisa ser preenchido.

O AMA do Reddit está carregado de informações chocantes e considerações que valem a pena conferir.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share