The Dark Knight: 10 anos depois, descobrimos que Gambol está vivo

The Dark Knight, o segundo filme na trilogia Batman de Christopher Nolan, tido por muitos como o melhor de sempre no que às adaptações de banda-desenhada diz respeito, apresentou-nos ao Joker de Heath Ledger, uma versão mais sombria do que é habitual, que invadiu o submundo de Gotham, afastando os criminosos, roubando-os e até assassinando alguns deles.

O primeiro do núcleo principal a fazer frente a Joker foi Gambol, se bem se recordam, aquele que colocou a cabeça do Príncipe do Crime a prémio, oferecendo 500 mil dólares a quem lho trouxesse morto, 1 milhão, se ainda estivesse vivo (vídeo de seguida).

Quando Joker o apanha, disfarçado de cadáver, conta-lhe umas das suas histórias sobre a origem das suas cicatrizes faciais, antes de, acreditávamos nós, o ter assassinado. Ora de acordo com uma recente entrevista do ator Michael Jai White com o THR, ficamos a saber que Gambol sobreviveu àquele encontro, e que a sua participação no filme seria supostamente mais alargada, não tivesse acontecido o trágico falecimento de Heath Ledger.

“Foi uma daquelas coisas em que eles tinham outras intenções para Gambol; trata-se de um personagem que foi escrito para utilização futura, penso eu. Existiam outros planos para o personagem, algumas coisas foram cortadas. Acho que por perdermos Heath Ledger.”

“Acho que as pessoas percebem pelo corte estranho que eu nunca filmei uma cena de morte. Não era suposto o personagem desaparecer. Isso foi algo que aconteceu mais tarde na edição.”

“Considerando que já estive dos dois lados da câmara, percebi perfeitamente. Fiquei tão surpreendido como qualquer pessoa. Os momentos seguintes, depois de Gambol cair, estava num estado de confusão, estilo ‘o que aconteceu?’ Parece que já não volto mais.”


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share