Porque é que Batman regressou ao seu antigo fato?

Batman #53 apresenta o regresso do fato clássico de Batman, e sabemos agora exatamente porque é que o Cavaleiro das Trevas voltou ao seu aspeto retro.

Aviso: Este artigo contém SPOILERS para Batman #53!


STL088817


Este número termina a história “Cold Days,” agora que Bruce Wayne e os seus colegas jurados deliberam e tentam decidir o futuro de Victor Fries. Bruce está convencido que os seus erros como Batman condenaram um homem inocente (pelo menos neste caso) à morte. Mas, pouco depois de admitir que é Batman, a única opção de Bruce é convencer o resto do júri que eles colocam demasiada fé em Batman. Ele não é o Deus infalível que Gotham julga ser.

Por fim, Bruce sucede, e Fries é absolvido de todas as alegações. Mais ainda, os leitores descobrem que não foi coincidência que Bruce se tenha encontrado no júri para começar. Afinal, ele subornou a sua participação no júri, como forma de compensar as suas ações demasiado zelosas como Batman.

Art by Lee Weeks. (DC Entertainment) Arte por Lee Weeks. (DC Entertainment)

Mas o que é que tudo isto tem a ver com o novo fato de Batman? Tanto o fato como o falhanço de Batman com Mr. Freeze têm origem no mesmo trauma. Bruce continua profundamente afetado, a nível psicológico, por ter sido deixado no altar por Selina Kyle. A sua dor e raiva impediram o seu melhor julgamento e abalaram a sua fé nas suas próprias habilidades enquanto Batman. Este número termina com Batman a ordenar a Alfred para trazer o seu fato original pré-New 52 de volta da naftalina. Bruce simplesmente não consegue convencer-se a usar o fato no qual partilhou tanto tempo com a sua ex-noiva.

Art by Lee Weeks. (DC Entertainment) Arte por Lee Weeks. (DC Entertainment)

As cuecas estão de volta, mas, claramente, não é hora de celebrar. De alguma forma, duvidamos que a troca de fato seja suficiente para apaziguar a mente perturbada de Batman.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share