Ethan Hawke critica Logan e outros filmes de super-heróis

Não há como negar a popularidade dos filmes de super-heróis entre o público moderno, uma vez que os filmes da Marvel e de outros estúdios continuam a dominar as bilheteiras.

Mas há pelo menos um ator popular que pensa que o género tem provocado um efeito colateral negativo, e que o “grande negócio” está a prejudicar os filmes mais “pequenos.”

Durante uma entrevista com o Film Stage acerca da sua carreira, Ethan Hawke lamentou a popularidade dos filmes de super-heróis e como estes estão a ser considerados “excelentes.”

“Agora temos o problema de nos dizerem que Logan é um grande filme. Bem, é um grande filme de super-heróis,” elaborou Hawke. “Continua a envolver pessoas em collants com metal a sair-lhes das mãos. Não são Robert Bresson. Não são Bergman. Mas falam deles como se fossem obras primas.

Fui ver Logan porque toda a gente dizia, ‘É um excelente filme’, e eu fiquei tipo, ‘A sério? Não, é um excelente filme de super-heróis’. Existe uma diferença, mas o grande negócio não julga existir uma diferença. O grande negócio quer que penses que é um grande filme porque querem fazer dinheiro com ele.”

Apesar de Ethan Hawke parecer não ser grande fã de Logan, a verdade é que este género de filmes goza de uma popularidade tal que a Disney e a Marvel estão até a organizar uma campanha sem precedentes para que Black Panther seja nomeado para melhor filme na próxima cerimónia dos Óscares da Academia.

“Acho que seria maravilhoso… As pessoas por detrás da câmara, as pessoas no ecrã que protagonizaram o filme, qualquer um deles ser reconhecido seria uma enorme alegria para nós, porque fizeram um trabalho tremendo. E é sempre agradável quando o trabalho tremendo é reconhecido,” disse Kevin Feige acerca da possibilidade.

E vocês, o que acham? Existe uma diferença entre um grande filme e um grande filme de super-heróis? Terão os filmes de super-heróis roubado espaço às grandes obras primas do cinema? Deixem a vossa opinião nos comentários!


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share