Sony confirma PlayStation 5 e planos para a próxima geração

É oficial, a PlayStation 5 está a caminho, a confirmação é do próprio Mark Cerny, que foi uma vez mais o arquiteto da máquina de jogos dedicada da Sony, e que avisa desde logo, na entrevista que concedeu exclusivamente ao The Wired, não se tratará de um mero upgrade.

Há quatro anos em desenvolvimento, a geração que se segue de consolas da Sony será retrocompatível com a PlayStation 4, para uma transição o mais suave possível, esperando-se o lançamento de vários jogos em simultâneo nas duas, pelo menos inicialmente. Nenhum desses títulos é confirmado, mas é impossível não pensarmos em jogos como The Last of Us Part 2, Ghost of Tsushima ou Death Stranding.

“A consola de próxima geração vai aceitar discos físicos, não será uma máquina download-only. Como é baseada em grande medida na arquitetura da PlayStation 4, vai ser retrocompatível com os jogos para essa consola. E como em muitas transições geracionais, pretende-se que esta seja gentil, com vários jogos novos a serem lançados para a PS4 e para a consola de próxima geração.” pode ler-se no Wired

Apesar de nunca se referir a ela como PlayStation 5, apenas como a “consola de próxima geração”, Cerny garante que não será lançada este ano, mas que muitos estúdios trabalham já com os respetivos devkits.

No coração da consola estará um novo chip da AMD, baseado na terceira geração Ryzen, com oito núcleos. O GPU será uma variação da família Radeon Navi, com suporte para ray tracing e resolução 8K. Em relação ao suporte para a realidade virtual, Cerny não confirma se existirá uma nova geração de dispositivos, apenas que “o VR é muito importante para nós, o atual dispositivo será compatível com a próxima geração.”

Então temos um novo CPU, novo GPU, retrocompatibilidade, e além de tudo isso, outra coisa que Cerny considera ser a “chave” da geração que aí vem, um disco SSD especializado para a próxima consola da Sony, que acelera todos os processos relacionados com um videojogo, desde os loadings, rendering, movimento de câmara, tudo para diminuir ao máximos os tempos de espera dos jogadores.

Não devemos esperar grandes detalhes ao longo dos próximos meses, até porque como sabemos, a Sony não vai participar na E3 em junho, mas temos esperança em saber mais algures pelo final deste ano.


Aníbal Gonçalves é um tipo totalmente desinteressante, mas que tem a sorte de ser apaixonado por coisas super interessantes. Podes segui-lo em @Darthyo

Share