Microsoft patenteia comando háptico com braille para jogadores invisuais

O novo lema “Quando jogamos todos, ganhamos todos” da Microsoft parece ir mais além do Xbox Adaptive Controller, isto segundo uma nova patente da companhia para um comando com tecnologia háptica que permite a leitura de braille.

Segundo o LetsGoDigital, a patente revela um painel traseiro que, através dessa tecnologia háptica, permitiria a escrita de textos em braille, que os jogadores invisuais podiam ler para perceberem o que se está a passar no ecrã, e também para que possam participar em conversas através de um chat de texto.

Segundo os documentos que acompanham a patente, a tecnologia seria compatível com a Xbox One, computadores e dispositivos móveis. Ainda não existe uma confirmação oficial para quando a companhia irá começar a fabricar este comando, mas o certo é que se trata de mais um passo importantíssimo para a inclusão de todos os jogadores, de forma semelhante ao que fez o Adaptive Controller.

O Xbox Adaptive Controller esteve muito tempo em desenvolvimento, e a Microsoft fez parceria com grupos como a The AbleGamers Charity, The Cerebral Palsy Foundation, Craig Hospital, Special Effect e Warfighter Engaged, de forma a tornar este sonho em realidade. A Microsoft iterou e refinou o projeto com a ajuda de jogadores com mobilidade reduzida e peritos em mobilidade, estendendo, por fim, a sua inclusão ao gaming.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share