O mais curto e épico anúncio da PlayStation numa E3

Existem dois aspetos fundamentais para o sucesso de uma consola, o catálogo e o preço. O primeiro depende do apoio dos estúdios, que normalmente precisam de uma boa base de consumidores para apostar numa máquina, pessoas que por sua vez, precisam de um bom preço para poder investir nas suas consolas. É uma espécie de triângulo amoroso interdependente, que começa com o preço de lançamento.

Tudo isto para dizer que acreditamos estar no ano em que a Sony, não estando presente na E3, vai falar da sua próxima consola, a já confirmada PlayStation 5, num hipotético PlayStation Experience no final deste ano (normalmente organizado em dezembro).

Passado esse anúncio mais oficial, a companhia nipónica deverá regressar ao grande palco de Los Angeles em 2020 para mostrar então a máquina ao mundo, anunciando o seu preço e data de lançamento.

Estamos a especular sobre os próximos movimentos da Sony, apoiados apenas pela história da empresa, que em 2013 anunciou uma PS4, hoje líder de mercado, $100 mais barata do que a concorrente, e que em 1995, “matou” a Sega Saturn com um dos mais famosos e curtos anúncios de que há memória numa E3, e que recordamos agora no vídeo que podem ver em baixo.

Depois de Olaf Olaffson aborrecer o público intencionalmente sobre coisas de que ninguém queria saber, chama ao palco Steve Race, o presidente da SCE America na altura, para uma “breve apresentação”:

Em 1994 a primeira PlayStation já estava disponível no Japão, mas foi só em setembro de 1995 que aconteceu o lançamento global da consola nos principais mercados do globo, com o preço de $299, como anuncia Steve Race, colocando em cheque os $399 do valor de lançamento da SEGA Saturn, a principal concorrente da altura.


Aníbal Gonçalves é um tipo totalmente desinteressante, mas que tem a sorte de ser apaixonado por coisas super interessantes. Podes segui-lo em @Darthyo

Share