Shenmue 3: Financiadores não vão receber códigos Steam no lançamento, objetivo adicional cancelado

A produtora de Shenmue 3, a Ys Net, anunciou que não vai conseguir oferecer códigos Steam aos financiadores do Kickstarter aquando do lançamento. Como se não bastasse, foi também anunciado que um dos objetivos adicionais que havia sido atingido pelos fãs já não será incluído no jogo.

Através de uma atualização na página de Kickstarter do jogo, a Ys Net explicou que “a coordenação com a política de vendas das companhias envolvidas não foi possível,” e, como resultado, a produtora será incapaz de oferecer os códigos Steam aos jogadores de PC no dia de lançamento.

Apesar de não ter sido colocado de forma clara na publicação, provavelmente isto deve-se ao facto da Ys Net e da editora Deep Silver terem feito parceria com a Epic Games Store para a distribuição no PC. Shenmue 3 é, neste momento, um exclusivo limitado Epic Games Store, e assim ficará durante o período de um ano. Este negócio foi assinado depois do início da campanha de Kickstarter, sendo que, anteriormente, os financiadores foram avisados que o jogo seria lançado no Steam. Esta mudança, em conjunto com o atual descontentamento com a estratégia de exclusivos da Epic, levou a várias críticas contra a Ys Net.

Os financiadores que optaram pela versão PC podem pedir que lhes seja enviado um código Steam quando Shenmue 3 for lançado na plataforma da Valve, no ano seguinte. No lançamento, ser-lhes-à enviado um código para a Epic Games Store. Como alternativa, podem também solicitar uma mudança de formato para a PS4, apesar desta opção não oferecer um código Steam no ano seguinte.

Os que não estiverem satisfeitos com as alterações e soluções, podem pedir um reembolso à Ys Net. O processo será anunciado numa futura atualização no Kickstarter.

Para além dos problemas com a versão PC, foi também revelado que a versão final do jogo não vai incluir o sistema de perspetiva expandido, que era um objetivo adicional que foi cumprido durante a campanha de crowdfunding. Este sistema teria permitido aos jogadores o controlo de outras personagens, como Ren ou Shenhua. Não foram oferecidos detalhes concretos sobre o porquê deste corte, para além de uma simples “implementação que não pôde ser atingida neste jogo.”


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share