Origem de Batman pode ser muito anterior ao que imaginávamos

Enquanto o mundo espera pela estreia de Robert Pattinson no papel de Cavaleiro das Trevas, aka Batman, no filme de Matt Reeves, pode ter sido desenterrado um pormenor curioso relativo à origem do personagem criado por Bob Kane e Bill Finger nos anos 30.

É verdade, o morcego é um dos mais antigos heróis da banda-desenhada, mas a sua origem, ou pelo menos a figura que o inspirou, pode ser muito anterior, datando do período da mitologia mesoamericana, mais concretamente em Camazotz.

  Via ancient-origins.

“Na cultura Maya, o Deus Morcego Camazotz está ligado à morte. Camazotz é ainda o nome de uma monstruosa criatura que habita uma caverna conhecida como “the house of bats” no Popol Vuh . Certos estudiosos acreditam que Camazotz foi inspirado num morcego vampiro comum, enquanto outros sugerem que terá sido baseado num morcego gigante que se extinguiu durante o período Pleistoceno ou Holoceno,” pode ler-se.

Independentemente daquilo que acabou por inspirar a figura da DC Comics, Batman é ainda hoje uma das mais importantes e reconhecíveis personagens da cultura popular. O mais recente ator a representá-lo no cinema foi Ben Affleck, podemos vê-lo em Batman vs Super-Homem ou Liga da Justiça.


Aníbal Gonçalves é um tipo normal e desinteressante, que tem a sorte de ser apaixonado por coisas super interessantes. É frequente vê-lo a mandar uns bitaites no Twitter como @Darthyo.

Share