Porque é que Red Dead Redemption 2 chega apenas em dezembro à Steam?

A Rockstar anunciou há momentos a data de lançamento de Red Dead Redemption 2 no PC, que está marcada para o dia 5 de novembro, bem como a sua chegada ao serviço streaming da Google, Google Stadia,quando este chegar ao mercado, durante o mês de novembro.

Mas uma das surpresas deste anúncio prende-se com o facto do jogo chegar mais tarde à Steam, plataforma de eleição de muitos jogadores PC, mais concretamente, em dezembro. Mas acaba por não ser tão surpreendente.

Tal como assinala o analista da indústria Daniel Ahmad, a margem da receita que qualquer companhia tem ao colocar o seu jogo à venda na Steam é de 70 por cento, um valor muito inferior quando comparado com outras lojas do mercado.

Adianta ainda que na Epic Games Store esse valor é de 88 por cento e na sua própria loja ascende aos 95 por cento, onde os restantes 5 por cento vão para custos operacionais como CDN (Rede de Entrega de Conteúdos), taxas, entre outras coisas.

Ora, daqui podemos concluir que a ideia da Rockstar é conseguir o maior retorno possível na venda de Red Dead Redemption 2, e ao adiar o lançamento do jogo na loja online da Valve, faz com que os jogadores procurem outras soluções para conseguir o título o mais rapidamente possível, e a Steam não será uma das opções.

Convém referir ainda que ao atingir certos marcos de receita, a margem na Steam pode aumentar para os 80 por cento, algo que um título como este conseguiria sem qualquer esforço. No entanto, o valor é ainda inferior às lojas supramencionadas.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

Share