Concrete Genie – análise – Luminescência Artística

O poder da amizade.

Concrete Genie é o mais recente exclusivo para a PlayStation 4 vindo da Sony Interactive Entertainment, que volta a demonstrar não ter medo de apoiar jogos que transcendem os moldes tradicionais, Neste caso, é um prazer maior pois temos um jogo que coloca em primeiro plano o lado mais artístico. Desenvolvido pela Pixelopus, é apenas o segundo jogo deste pequeno estúdio e mais uma motivante amostra do tipo de vitamina que a diversidade representa para a energia desta indústria. Concrete Genie é um jogo diferente de praticamente tudo o que joguei e se tivesse que encontrar algo similar, apenas poderia referir o saudoso Jet Set Radio – no qual percorres uma cidade para pintar nas ruas.

No entanto, ao contrário do jogo da SEGA com a sua postura tão excêntrica quanto Japonesa, Concrete Genie é um jogo mais introvertido, repleto de charme, no qual o foco está em problemas pertinentes da nossa sociedade e transmite mensagens positivas. Por vezes, mostra o lado mais duro da vida, mas destaca a esperança e a luz nas trevas. Numa era de redes sociais onde podes ser quem tu quiseres para escapares a quem realmente és, Concrete Genie explora como há sempre uma solução e como a violência apenas tem um impacto negativo. Estas mensagens, tão simples, mas tão valiosas e actuais, são feitas através de um envelope incrivelmente artístico e doce, sendo candidato a um dos jogos mais “doces e encorajadores” que já joguei.

Isto é alcançado através de Ash, um jovem rapaz que tenta combater o espírito depressivo que se instalou na sua pequena cidade, chamada Denska. Uma sombra do que outrora foi, Denska está praticamente desabitada e incentivado pelas memórias de melhores dias, Ash combate a solidão com o seu fiel caderno de esboços. Nele, estão todos os monstros e paisagens que desenha para se alegrar. Concrete Genie usa mensagens claramente assentes na nossa realidade, na qual o perigo da depressão e exclusão parecem cada vez maiores e os noticiários apenas servem para nos assustar. Num contexto mais específico, fala também no bullying e no impacto desmoralizante na vida de uma criança/adolescente. Isto é feito através de um grupo de rufias da idade de Ash, que teima em gozar com ele e quando apanha o seu caderno, espalha as páginas pela cidade e enviam-no para um farol abandonado.

Irritado e visivelmente perturbado pela insistência destas crianças em libertar nele a frustração acumulada nas suas próprias vidas, Ash acaba por encontrar um espírito (Genie) que lhe dá um pincel mágico – capaz de dar vida a outros Genies e colorir a cidade poluída e tristonha. Munido com o seu pincel especial e sem perder a esperança, Ash embarca numa missão pessoal em Denska para recuperar as páginas do caderno e dar cor aos locais que o marcaram. Para ti, isto significa resolver quebra-cabeças e pintar – uma mistura bastante divertida, alegre e singular. É um jogo com uma alma incrivelmente doce, repleto de mensagens encorajadoras e por isso mesmo perfeito para as famílias.

Um jovem artista com alma de ouro

Algo que devo desde já referir é que Concrete Genie é um jogo relativamente pequeno na sua duração e escala. Dura cerca de 6 horas e existem quatro áreas principais para explorar, mas a sua menor escala permite-lhe desfrutar de grande coesão e não dispersar o seu foco. Pessoalmente, foi inesperadamente reconfortante numa era em que tudo parece ser exageradamente grande e em mundo aberto, atestando a sua singularidade. A atenção está na qualidade da experiência e do gameplay que te apresenta, algo que, como referido, tem pouco que seja comparável na indústria. Concrete Genie é um jogo que combina a narrativa e arte visual de bela forma, cujas mecânicas simples cumprem o seu propósito: divertir num contexto artístico.

Na sua jornada para recuperar as páginas do caderno e pintar Denska, Ash terá de o fazer sem ser apanhado pelos rufias e precisará da ajuda dos Genies (criaturas especiais que pinta). O esquema de controlos em Concrete Genie é altamente acessível e fluído, sendo fácil saltar entre telhados e a qualquer momento sacar do pincel para pintar uma das várias paredes dos distritos disponíveis. Concrete Genie é um jogo pensado para jogadores de todas as idades e a Pixelopus apresenta uma acessibilidade que encaixa bem no espírito do jogo. Isto significa que tens um mapa que te indica para onde ir e indicações visuais para os objectivos. O propósito aqui não é complicar ou dificultar, é permitir que o seu esplendor artístico reine através da fluidez.

concrete_genie_ps4_eurogamer_portugal A estética está repleta de charme e a quantidade de detalhes num só local pode surpreender.

Concrete Genie não reserva espaço para artificialidades na sua essência e pretende que desfrutes da sua arte e narrativa com uma acessibilidade saudável. No entanto, terás de ter em conta que Ash apenas conseguirá seguir em frente com a ajuda dos Genies e para tal, terás de pintar à vontade as paredes com lâmpadas, mas em alguns pontos terá de satisfazer os desejos dos Genies. O intuito acaba por ser a expressão artística individual com as ferramentas que são dadas e o efeito é visível na cidade. Por diversas vezes, fiquei encantado ao descobrir que as minhas pinturas permaneciam tal como as pintei ao regressar a locais onde já tinha estado, mesmo nas cutscenes que usam o motor de jogo.

Concrete Genie pede-te para dar vida a espíritos (vindos directamente do caderno de Ash) e podes personalizá-los com alguns itens que ele desenhou, o que te permite criar Genies diversificados. Frequentemente, precisarás de Super Tinta para pintar em paredes cobertas por trevas e isso significa satisfazer alguns dos pedidos dos Genies para a obter. Os Genies ajudam-te a solucionar os quebra-cabeças, nada muito difícil, mas completamente enquadrados com o tom da restante experiência. Até porque jamais ficarás sem saber o que fazer, graças ao sistema de dicas da Pixelopus.

Uma experiência diferente

O conceito de andar por uma cidade a pintar livremente (excepto nos locais onde tens de satisfazer os pedidos dos Genies) para ultrapassar mais um quebra-cabeça e dar cor aos edifícios é raro de ver e incrivelmente artístico. Também é refrescante e divertido. A Pixelopus merece elogios por não abdicar da sua vontade de explorar uma vertente diferente na indústria e Concrete Genie mostra que foram inteligentes nesta abordagem. A jornada de Ash é muito inspiradora e alegre, tornando-se muito divertido pintar as paredes apenas para ver a transformação dessa zona numa versão colorida e vibrante. As pinturas luminescentes de Ash e a forma como os Genies passeiam alegremente pelos cenários facilmente te deixarão a sorrir.

Concrete Genie não é um jogo revolucionário, é um jogo artístico e visualmente apelativo. A Pixelopus esforçou-se imenso para que a iluminação, pinturas, Genies, personagens e toda a qualidade gráfica seja de grande qualidade e em sintonia com o tom das cenas. A atmosfera de Denska sofre diversas alterações devido às tuas acções e a forma como isso é tão perceptível é um dos maiores prazeres no jogo. A banda sonora de Sam Marshall também contribui imenso para isso e também poderás jogar com as vozes em Português de Portugal – perfeito para os jogadores mais pequenos aí em casa.

A dada altura, Concrete Genie tem mais do que pintar paredes e até mostra um pouco de combate, revelando inspiração em jogos como inFAMOUS e até Uncharted – em certas secções parece que estás perante um Ash Drake a escalar paredes. O uso dos controlos por movimento para pintar (podes alternar para o analógico direito o controlo do pincel) é muito mais intuitivo do que pensava e terminei Concrete Genie de uma assentada, não conseguindo parar à espera de ver a próxima secção e desenrolar dos acontecimentos. Os controlos fluídos, as mecânicas simples mas eficazes, a grande qualidade visual e todo o contexto artístico de um jogo com uma alma doce fizeram de Concrete Genie uma surpresa extremamente agradável.

1 Denska é representada através de 5 locais diferentes, com diversos momentos Kodak.

Como disse no início, Concrete Genie é mais uma amostra da diversidade no catálogo da Sony Interactive Entertainment e mostra uma postura arrojada ao apoiar aquele que é apenas o segundo jogo de um pequeno estúdio. Em troca, a aposta é recompensada com um jogo incrivelmente artístico, abundante em mensagens que terão impacto tanto nas crianças como nos adultos. É um pequeno e adorável jogo, repleto de charme e cor, que vibra com simplicidade. Além disso, é diferente de praticamente tudo o que já jogaste, algo que conciliado com a qualidade que enverga, se torna num dos maiores trunfos de Concrete Genie.

Prós: Contras:
  • Uma experiência repleta de mensagens válidas para crianças e adultos
  • Design artístico simples, mas inspirado
  • Grande qualidade gráfica
  • A banda sonora é um fantástico complemento
  • O gameplay é acessível e pintar as paredes é simples
  • Pouco a fazer depois de terminada a história
  • Algumas mecânicas na fase final precisam de refinamento
Share