Disney proíbe exibição de filmes clássicos da Fox em alguns cinemas

Parece que a Disney está a negar pedidos de alguns cinemas que querem exibir filmes clássicos da 20th Century Fox.

Uma notícia do Vulture refere vários donos de cadeias de cinemas e programadores que experienciaram “negas” e dificuldades no que diz respeito a reservar filmes mais antigos da 20th Century Fox. Por exemplo, um festival de cinema de terror no Ohio, EUA, não teve autorização para exibir The Omen ou The Fly este ano, e o Transit Drive-In em Nova Iorque disse que filmes vintage da Fox já não podem ser exibidos no seu cinema.

O meio refere que uma das suas fontes disse que a Disney permite que cinemas e museus sem fins lucrativos exibam filmes antigos que sejam sua propriedade. Por exemplo, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque vai exibir Steamboat Willie e The Skeleton Dance nas próximas semanas. A mesma fonte diz ainda que a Disney aceita pedidos de cinemas para exibições especiais, mas são tratados numa base caso-a-caso com o estúdio e podem, facilmente, ser negados.

“A Disney recusou oficialmente comentar esta notícia, mas um distribuidor de filmes com conhecimento em primeira mão das políticas da companhia diz que isto é direcionado a cinemas que exibem conteúdo Fox e Disney ‘first-run’ em simultâneo com títulos mais antigos,” pode ler-se no Vulture.

Existem excepções, como os Cinemas AMC exibirem filmes de princesas da Disney durante o verão.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share