Half-Life: Alyx não vai ter modo Multiplayer

Em conversa com o The Verge, o programador da Valve, Robin Walker, falou sobre o shooter VR, revelando alguma informação intrigante.

Walker confirmou que a Valve “não planeia suportar nenhum modo multiplayer neste momento.” Isto faz com que Half-Life: Alyx seja o primeiro título da série a não ter multiplayer, dado que os dois primeiros incluíam os modos de Death Match online.

 

Mas e a campanha para single-player? Walker revelou que se trata de uma experiência tradicionalmente Half-Life, com espaços meticulosamente projetados e que compõem uma “jornada de sentido único.” “Alguns espaços oferecem múltiplas formas de navegarem por entre eles, mas estão a avançar constantemente”, acrescentou.

Walker também confirmou que as cenas que vimos no trailer de revelação foram gravadas no próprio jogo, com o pós-processamento a ser usado para suavizar os movimentos da cabeça do jogador. Como foi mostrado, a maior parte do jogo é sobre o uso das mãos de Alyx, de forma a interagir com as armas de maneira eficiente.

“A pistola de Alyx tem um processo de várias etapas para recarregar, e vemos quase sempre os jogadores a serem bastante desajeitados inicialmente, replicando cada etapa minuciosamente, mas depois de um pouco de prática, começam a mistura-las”, disse Walker. “Torna-se um processo único, calmo, com algum talento à mistura após algum tempo.”

Segundo Walker, cada arma terá uma forma distinta de recarregar, fazendo com que os jogadores sejam obrigados a aprender e a adaptar-se à medida que avançam na campanha. O produtor de Alyx fala ainda da implementação de opções de acessibilidade, para que as pessoas que sofram de problemas motores possam desfrutar da aventura sem nenhum restringimento.

A Valve teve sempre em consideração a acessibilidade, com os produtores a examinarem a média de tempo que ficavam a jogar SteamVR, e com esses dados criar Half-Life: Alyx. No entanto, Walker diz que, à medida que o hardware do Valve Index melhorava ao longo do jogo, os ‘testers’ ficavam dentro do jogo mais e mais tempo. Walker destacou que no final, pequenas alterações aos comandos do jogo fizeram toda a diferença.

“Geralmente vemos testes entre 2 a 3 horas antes de fazer uma pausa”, disse Walker. “Mesmo melhorias subtis parecem ter efeitos significativos, como a maneira como os comando do Valve Index permitiam que os jogadores abrissem e relaxassem as mãos sem deixar cair o comando”.

Walker confirmou ainda que os jogadores vão ser capazes de gravar o jogo em qualquer altura, e por isso não precisam de se preocupar com interrupções provenientes do mundo real.

Uma experiência exclusivamente VR, Half-Life: Alyx é lançado em março de 2020 para o PC.


André Henriques é o “puto” do IGN Portugal, viciado em jogos Hack and Slash, japonesices, música e basquetebol. Podes segui-lo em @Andretgv0

Share