Birds of Prey: Cena de pós-créditos e ligação a Batman

O seguinte artigo inclui spoilers para o mais recente filme da DC, Birds of Prey (and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn)… Considerem-se avisados.


A Marvel pode ter popularizado as cenas de pós-créditos ao longo da última década, mas isso não impediu outros filmes, nomeadamente os da DC que também adaptam as figuras da banda-desenhada para o grande ecrã, de seguirem a estratégia. Ainda assim, apesar de Esquadrão Suicida, Liga da Justiça, Aquaman e Shazam possuirem uma destas cenas a sugerir o que podemos esperar do futuro, filmes como Mulher Maravilha ou Joker, optaram por não o fazê-lo.

Birds of Prey tem ou não uma cena de pós-créditos?

Não, tecnicamente Birds of Prey não tem cena de pós-créditos, nem a meio, nem no final de rolarem todos os nomes das pessoas que participaram na produção do filme. Há ainda assim um tease da própria Harley Quinn, que podes ouvir se decidires aguentar até ao final dos créditos.

A voz de Harley regressa, gozando com as pessoas que decidiram ficar à espera tanto tempo. Apesar de tudo Quinn decide oferecer uma recompensa pela paciência das pessoas, revelando um sumarento segredo sobre… Batman. Começa revelando o seguinte: “Sabias que o Batman f…” – antes do áudio cortar, deixando-nos pendurados. Cruel! (palpites sobre o que estava prestes a dizer?)

Está Batman em Birds of Prey?

Quanto ao Cavaleiro das Trevas, Batman não tem um cameo em Birds of Prey, o que faz sentido considerando o estado da continuidade do personagem desde a saída de cena de Ben Affleck. Os rumores dizem-nos que The Batman, de Matt Reeves, será passado nos anos 90, com Robert Pattinson, o homem mais bonito do mundo para a ciência, como um jovem Bruce Wayne.

Entretanto, tecnicamente Birds of Prey segue a mesma continuidade de Esquadrão Suicida, Batman v Super-Homem e Liga da Justiça, sendo que é o próprio Ben Affleck quem aparece no filme de David Ayer a explicar como Harley foi capturada e colocada na Task Force X.

A ausência de Batman nunca é explicada (normalmente ele apareceria com Harley a explodir a Ace Chemicals e com Black Mask a embarcar numa onda assassina por Gotham), mas Harley refere-se a ele a certa altura, dizendo a Cassandra Cain que baptizou a sua hyena de Bruce, “depois daquele bonitão Wayne.”

Está Joker em Birds of Prey?

Não, Jared Leto não aparece de todo em Birds of Prey, embora o seu envolvimento seja um pouco mais complicado. Birds of Prey reutiliza algumas cenas de Leto e Robbie em Esquadrão Suicida para flashbacks, e noutras com um duplo filmado de costas, nunca revelando a sua face.

Sempre que vemos Joker de frente isso acontece em pinturas ou desenhos, nenhum deles a versão tatuada de Leto. Considerando que este filme gira em torno da emancipação de Harley do seu ex, Cathy Yan e a escritora Christina Hodson não quiseram comprometer demasiado tempo de ecrã ao personagem. Adicionalmente, seria estranho chamar Jared Leto para um papel secundário.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as várias coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share