Documentário sobre o jogo Tony Hawk Pro Skater prestes a estrear

Está para chegar o documentário Pretending I’m a Superman: The Tony Hawk Video Game Story, que tal como o nome indica, gira à volta da origem da franquia de jogos de simulação de skating mais famosa de sempre, que transformou Tony Hawk num símbolo cultural.

Produzido por Ralph D’Amato, ex-funcionário da Neversoft, estúdio responsável por esta franquia, o documentário quer contar a história da cultura de ‘skateboarding’, que esteve em vias de desparecer nos anos 90, antes de explodir para o mainstream.

O título do documentário, ‘Pretending I’m a Superman’, é referência direta à canção de Goldfinger que fez parte da banda sonora do jogo, e que de certeza que já está a tocar na cabeça de todos aqueles que perderam horas a caçar cassetes VHS neste jogo.

A estreia está marcada para dia 29 de fevereiro, no Mamoth Film Festival, a ser realizado na Califórnia e que contará com um painel de discussão com D’Amato e a restante equipa que realizou o documentário, o realizador sueco Ludvig Gür e as lendas do skate Tony Hawk e Chad Muska.

1999 foi o ano de lançamento do primeiro jogo da franquia Tony Hawk Pro Skater, criando um novo género de jogo, extremamente popular, dando origem a outros 17 jogos na franquia, o mais recente, Skate Jam, lançado em 2018 para Android e iOS.

Infelizmente a receção aos novos jogos foi perdendo fulgor, especialmente com a mudança do estúdio que os produzia. Neste momento correm rumores de uma nova sequela. Com quase 50 anos, Tony Hawk está reformado do mundo do ‘skateboarding’. Será que tem tempo de sacar um 900 ° para dar uma nova vida a esta franquia?


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share