Vanquish também corre a 1440p na Xbox One X e PS4 Pro

Para assinalar o 10 aniversário desde o lançamento original de Bayonetta e Vanquish, dois brilhantes jogos da Platinum Games, a SEGA apresentou novos ports destes jogos na PlayStation 4 e Xbox One.

Desenvolvidos pela Armauture e, aparentemente, baseados nos ports PC, temos agora as melhores versões para consola destes jogos, mas ainda existem problemas pois a conversão em si não é nada ambiciosa. Após os resultados partilhados sobre Bayonetta, falamos agora de Vanquish.

Em Vanquish encontramos o mesmo esquema de Bayonetta, a mesma aposta nos assets originais da Platinum e a mesma resolução 1080p na Xbox One e PlayStation 4. Da mesma forma, encontramos 1440p na Xbox One X e PS4 Pro, que apresentam a mesma abordagem às melhorias feitas para a versão PC, se é que existem. Com a excepção de diferenças na luminosidade e uma ligeira variação na renderização de sombras, não há muito que as diferencie.

Mas existe uma diferença significativa na natureza dos ports. Desta vez, a Armature tenta colocar os jogos a 60fps em todas as plataformas, uma grande melhoria sobre as versões de anterior geração, que corriam a 30fps, mas com problemas de consistência. Nisto, o port é um pouco mais ambicioso do que Bayonetta, talvez por isso sejam de esperar inevitáveis quedas abaixo dos 60fps

A Xbox One X é a melhor consola. Apesar da resolução de 1440p deixar a desejar no que é um port retro, o facto é que tens um aumento de 4x na resolução e 60fps completamente fixos, o que a coloca na liderança. Talvez sem surpresas, a PS4 Pro surge em seguida. Tens a mesma 1440p, mas o rácio de fotogramas pode tornar-se um pouco instável nas cenas mais intensas (além disso, curiosamente, nas cenas na primeira pessoa). Similar a Bayonetta, mudar a resolução no menu da consola para 1080p corrige tudo.

As consolas padrão não se portam tão bem. Encontrarás perceptíveis slowdowns na PS4 e quedas severas para meios 40s numa Xbox One S. Obviamente, preferimos jogar este excelente jogo com a melhor performance possível, mas todas as versões são divertidas de jogar e entregam uma melhoria incrível sobre as versões de anterior geração, que podiam chegar aos baixos 20s nas cenas mais intensas, acompanhado por screen-tearing na Xbox 360.

Estes ports podia ter sido mais do que são, mas são bons o suficiente e os jogos em si permanecem soberbos. O facto de ser possível comprá-los em formato físico é um grande ponto positivo. Além disso, apesar Bayonetta ter recebido diversos ports, Vanquish estava um pouco esquecido, mas agora podes jogá-lo nas actuais máquinas. O PC permanece a melhor forma de todas para jogar ambos, mas se procuras uma versão decente, ambos são recomendáveis, independente da plataforma.

Share