Jogador de FIFA banido de todos os jogos e serviços da EA

A Electronic Arts anunciou a expulsão permanente do jogador profissional de FIFA, Kurt‘ Kurt0411’ Fenech, de todos os seus jogos e serviços, uma decisão sem precedentes na empresa, causada por um ano de problemas em que a EA acusa Fenech de “ultrapassar os limites da decência com ataques muito pessoais e quebras dos Termos do Serviço.”

Fenech partilhou o email que a EA lhe enviou no Twitter, escrevendo mais tarde que “no final de contas, não disse nada que não deveria ter dito. O caso é mais profundo do que as pessoas pensam. Eles não me queriam a competir em eventos porque temiam que eu vencesse, agora sou o segundo maior streamer do seu jogo e têm medo que ultrapasse o menino de ouro deles.”

Fenech foi muito crítico para com a EA ao longo dos dois últimos anos, atacando frequentemente a companhia e os seus funcionários nas redes sociais. Durante uma transmissão, Fenech foi apanhado a chamar “fi*!o *a pª*a” a um oponente que “não consegue vencer-me, mesmo neste lixo de jogo. Vai-te f*ª^ E.” A EA respondeu a estes ataque banindo Fenech das as competições profissionais.

Depois da decisão da editora, várias contas de pessoal da EA foram pirateadas como parte de um “ataque concertado”. Fenech apoiou estes ataques com declarações nas suas redes sociais, espaços onde continuou a onda de críticas à empresa.

Apesar dos repetidos avisos, Kurt continuou a lançar provocações e insultos à EA, resultando então na expulsão permanente. Podem ler uma tradução do comunicado de seguida, que explica as motivações da Editora:

“Em novembro de 2019, depois de uma série de violações do Código de Conduta como parte da EA SPORTS FIFA Global Series, em que ameaçou funcionários e outros jogadores, Kurt0411 foi banido da competição e da participação em eventos ou competições futuras da EA SPORTS FIFA 20 Global Series. Desde então, Kurt continuou a publicar mensagens abusivas e ameaçadoras para com os nossos funcionários e jogadores, encorajando outros a fazer o mesmo. Esta mensagem ultrapassou os limites da decência com ataques pessoais e quebras dos Termos do Serviço. Não vamos tolerar comportamentos ameaçadores. Como resultado, hoje, a conta EA Kurt0411 será banida permanentemente de todos os nossos jogos e serviços, devido às sérias e repetidas violações.”

“Desenvolvemos jogos e comunidades para os jogadores se divertirem. Ter uma experiência segura e prazerosa para todos, sem receio de abusos, é vital para isso. Os termos do nosso serviço incluem um Código de Conduta que pedimos para os jogadores respeitarem de modo a manter a comunidade saudável e segura. Temo-nos concentrado na criação de comunidades onde todos se sentem seguros e respeitados, incluíndo com a inclusão de ferramentas de moderação para reportar comportamento tóxico. Tencionamos continuar a adicionar mais funcionalidades.”

Os nossos colegas do IGN Internacional tentaram obter uma reação de Fenech através de uma mensagem privada, à qual este respondeu reiterando: “Eu não disse nada que não devia ter dito.”


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share