Microsoft explica porque a Xbox Series X parece um frigorífico.

A Xbox Series X decidiu não seguir o formato tradicional das consolas, isso fez com que se destacasse e segundo a própria Microsoft, existe um motivo pelo qual ela se assemelha a um frigorífico.

O Digital Foundry falou com a Microsoft, que explicou que a altura se deve a vários motivos. Um dos mais importantes tem a ver com o fluxo de ar, permitindo que as componentes não sobreaqueçam, dissipando o ar quente por cima.

“A ODD [unidade de disco óptico] define uma dimensão, o volume do dissipador de calor define a outra dimensão”, explicou Chris Kujawski, designer principal da Microsoft. “A altura é definida pelo fluxo de ar e, durante todo este complexo processo de descobrir como todas estas coisas encaixam, chegamos a uma forma quadrada que adoramos”.

A caixa alta conta com uma poderosa ventoinha na parte superior, que supostamente ajuda a correr 70% mais fluxo de ar na consola do que a Xbox da geração anterior. O dissipador de calor ligado à placa principal também alcança 20% mais de fluxo de ar.

Outro dos motivos foi a divisão da Motherboard em duas, montadas nos dois lados do bloco, uma vez mais ajudando à diminuição da temperatura alcançada pelas componentes, evitando problemas de sobreaquecimento, algo que já marcou a Xbox no passado.

Está previsto que a Xbox Series X seja lançada no final de 2020, algo que se mantém nos planos da Microsoft apesar dos recentes acontecimentos.


André Henriques é o “puto” do IGN Portugal, viciado em jogos Hack and Slash, japonesices, música e basquetebol. Podes segui-lo em @Andretgv0

Share