Descoberto o buraco negro mais próximo da Terra

Os astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriram o buraco negro mais próximo da Terra, situado na constelação Telescópio a apenas 1000 anos luz.

Esta descoberta é marcada não só pela sua proximidade, mas também por ser o único até hoje que pode ser visto sem a ajuda de qualquer tipo de binóculos ou telescópio. A equipa de astrónomos encontrou-o enquanto observava duas estrelas companheiras presentes no sistema HR 6819, utilizando um telescópio de 2,2 metros no Observatório da La Silla, Chile. Este poderá ser o primeiro de outros buracos negros semelhantes que podem ser descobertos a partir de agora.

“Um objeto invisível com tamanho de pelo menos quatro vezes mais que o Sol só pode ser um buraco negro,” disse o cientista que liderou o estudo, Thomas Rivinius.

Este buraco negro está tão próximo do nosso planeta que os astrónomos dizem que as estrelas na constelação Telescópio podem ser vistas no hemisfério sul numa noite escura e límpida, sem necessidade de recorrer a um telescópio. É também o primeiro buraco negro estelar que não interage de forma agressiva com o meio que o rodeia, o que, alegadamente, faz com que aparente ser puramente negro.

“Ficamos totalmente surpreendidos quando nos apercebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que pode ser visto a olho nu,” acrescentou Petr Hadrava, cientista na Academia de Ciências da República Checa e co-autor deste estudo, publicado na revista Astronomy & Astrophysics.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

Share