Microsoft explica o que é um jogo otimizado para a Xbox Series X

Por esta altura, os fãs de videojogos já devem estar familiarizados com o selo verde que acompanha muito dos trailers dos jogos que têm como destino a nova consola da Microsoft. Agora, a empresa resolveu explicar o que isso significa detalhadamente. Este selo é o indicador dos jogos que tomam partido total das capacidades da nova consola e que foram construídos ou adaptados para a Xbox Series X.

Isto significa que os jogos otimizados para a nova consola irão poder fazer uso de uma maior fidelidade visual, framerates constantes e elevadas e finalmente, tempos de espera grandemente reduzidos.

Graças ao seu motor gráfico, que faz uso do DirectX 12 Ultimate e DirectX Raytracing, os jogos vão ser capazes de produzir ambientes mais dinâmicos e realistas, com iluminação que simula a realidade com uma precisão impressionante.

O segundo pilar deste sistema é o foco numa framerate estável e alta, definindo os 60 frames por segundo a uma resolução de 4K como alvo. Alguns títulos serão capazes de atingir os 120 frames, permitindo aos produtores oferecer aos jogadores um realismo e precisão ideais para ação intensa.

Finalmente, fazendo uso da tecnologia Xbox Velocity Architecture, a Microsoft quer reduzir ao mínimo os tempos de espera, dentro e fora dos jogos. Esta melhoria será particularmente visível em títulos de mundo aberto, capazes de carregar todos os seus detalhes de forma fluída e imediata, sem quebrar a imersão dos jogadores.

Assassin’s Creed Valhalla, Cyberpunk 2077, Halo Infinite e Destiny 2 são apenas alguns dos muitos jogos que já receberam o selo que comprova a sua otimização para a Xbox Series X. Podes confirmar a lista total aqui.

Se quiseres ficar a saber mais sobre a nova consola da Microsoft, ouve aqui o seu som de arranque e fica a saber mais sobre o sistema de Smart Delivery.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share