Assetto Corsa Competizione review – Chegada às consolas

Assetto Corsa chegou ao PC em 2014 sem que muitos tivessem dado pelas suas particularidades de simulador automóvel. Oriundo de uma produtora de entusiastas italianos – a equipa Kunos Simulazioni -, passou alguns anos ligado a pouco mais do que um nicho de utilizadores ligados aos meandros da simulação. Até que foi lançado nas consolas, algum tempo depois, o que lhe trouxe mais notoriedade e até reforçou a comunidade.

Quando há sensivelmente um ano foi lançada a versão PC de Assetto Corsa Competizione depois de um “early access” via steam, a editora 505 games e a produtora tinham já assinado o contrato para a versão consolas, a derradeira engrenagem motriz. Na prática repetiu-se o esquema do original, desta feita, com a conversão assegurada pela d3t Ltd, uma pequena produtora que apesar do esforço não tem deixado a melhor impressão. Ao invés de uma mudança, tanto a 505 Games como a Kunos Simulazioni optaram pela continuidade e assim o resultado é mais uma vez um desapontamento face à qualidade do produto original.

Convenhamos que desde o original que a Kunos melhorou imenso o seu simulador, entrando para aquele estreito grupo constituído por simuladores vocacionados para pilotos reais que competem habitualmente no virtual. A correr num PC verdadeiramente artilhado e com todo o equipamento desde volante a mudanças e pedais, o jogo é um autêntico desafio a vários níveis. A qualidade visual aumenta o realismo, a sensação de velocidade a 60 fps é grande e todas as sensações em curva são reproduzidas com autenticidade. A versão consolas deste colosso existe, corre e curiosamente não abdica de alguns dos trunfos que elevam ao estatuto de referência no género, mas o sacrifício em prol de máquinas já menos capazes nesta altura do campeonato é evidente.

Mais…

Share