Jogámos Hyper Scape, o novo battle royale futurista da Ubisoft

O Battle Royale é definitivamente o novo género da moda e quase todas as grandes editoras já têm o seu: a Epic Games tem Fortnite, Activision Blizzard tem Call of Duty Warzone, e a EA tem Apex Legends. A Ubisoft vai em breve juntar-se à “festa” com Hyper Scape, um novo battle royale futurista na primeira pessoa. Como todos os jogos que referi inicialmente, Hyper Scape é um jogo free-to-play e está a caminho do PC, PlayStation 4 e Xbox One, com lançamento previsto já para o Verão de 2020.

O que há de diferente neste Battle Royale?

No fundo, todos os Battle Royale são iguais: tens um grande mapa com suporte para uma centena de jogadores em que podes jogar sozinho ou em equipa. O último jogador com vida ganha a partida. Todavia, as mecânicas de gameplay podem fazer toda a diferença na experiência. Uma das novidades de Hyper Scape é que podes continuar a jogar mesmo depois de perderes a vida. Noutros jogos do género já é possível ressuscitar companheiros, mas aqui, para além disso ser possível, os jogadores da tua equipa que percam a vida continuam a jogar como uma espécie de fantasmas, com a possibilidade de vaguearem pelo mapa e sinalizarem adversários (e não podem morrer novamente). Quando os teus companheiros derrotarem um adversário, podes colocar-te num sítio onde ele morreu para ser ressuscitado.

To see this content please enable targeting cookies.

Há outras diferenças que tornam Hyper Scape numa experiência diferente, como a grande mobilidade. O mapa – que é uma cidade futurista cheia de edifícios – tem muitas plataformas que te catapultam para ar, permitindo que efectivamente andes em cima dos edifícios. Fora isto, há outras ideias interessantes como as muitas habilidades (que estão espalhadas pelo mapa, juntamente com as armas). Há habilidades (chamam-se hacks no jogo) que te permitem colocar uma enorme barreira onde quiseres, que te garantem invisibilidade, que colocam um escudo temporário, entre outras coisas. As habilidades não funcionam como um consumível, mas tem um certo período de recarregamento. Outra diferença é que podes fazer upgrade às armas encontrando cópias dessas armas espalhadas pelo mapa, aumentado o dano e a velocidade de tirar e colocar um novo carregador.

“Tem muitas plataformas que te catapultam para ar, permitindo que efectivamente andes em cima dos edifícios”

Os Battle Royale também são pautados pela redução constante do mapa. Cada jogo recorre a uma nomenclatura diferente para descrever esta característica. Em Hyper Scape chama-se Sector Decay e funciona de uma forma diferente. Ao longo da partida os vários sectores da cidade vão entrar em decadência e, se estiveres naquele sector, tens que sair dentro do prazo indicado. A decadência dos sectores não é um círculo que fica cada vez pequeno e é completamente aleatória, destruído secções inteiras do mapa de uma só vez.

Integração com o Twitch

Não há dúvida que os Battle Royale são um dos géneros mais populares entre os streamers e a Ubisoft desenhou Hyper Scape de origem para ter integração com a plataforma. A integração acontece através da funcionalidade Crowncast. Na minha experiência com o jogo – que foi basicamente um teste técnico – não pude ver isto em acção, mas a Ubisoft diz que os espectadores do Twitch vão poder ter impacto em tempo real naquilo que está a acontecer no jogo, criando “oportunidades de interacção sem precedentes entre os streamers e os seus fãs”. Podes conferir gameplay e todas as nossas impressões iniciais de Hyper Scape no vídeo presente neste artigo.

To see this content please enable targeting cookies.

Share