Horizon Forbidden West: Data, Gameplay e Detalhes

Horizon Forbidden West, a sequela de Horizon: Zero Dawn (2017), promete continuar as aventuras de Aloy, à medida que esta percorre o território pós-apocalítico da América do Norte, explorando ruínas e combatendo dinossauros mecânicos.

Depois da Sony anunciar o jogo durante o evento dedicado à PlayStation 5 em junho, deu-se início à especulação sobre o que virá de seguida na série. Agregamos tudo o que importa saber sobre Forbidden West, incluíndo data de lançamento, história, mecânicas de gameplay e também novas criaturas que Aloy terá de enfrentar na sequela.

Horizon: Forbidden West – Data de Lançamento

Horizon Forbidden West é um jogo pensado e desenvolvido para a PlayStation 5, sendo que a Guerrilla Games deseja lança-lo em 2021. Isso foi tudo o que o estúdio disse sobre o jogo e significa que Forbidden West não será um dos títulos que vão acompanhar a nova consola da Sony no dia de lançamento, previsto para o próximo natal.

Horizon Forbidden West: História, novas ameaças e localizações

Da última vez que vimos Aloy, no final de Horizon Zero Dawn, tinha derrotado a A.I. HADES. Ao longo do caminho, descobriu ainda a verdade sobre o estado do mundo: Como uma companhia chamada Faro Automated Solutions perdeu o controlo dos seus robôs militares, que são capazes de subsistir com biomassa, como Aloy é um clone de Dr. Elisabet Sobeck, a pesquisadora a cargo do “Project Zero Dawn” e de como o GAIA, sistema de A.I. que foi corrompido por HADES, foi a responsável pelo renascimento da humanidade depois da Terra se tornar novamente habitável — e esta é apenas a versão das ‘Cliff Notes’.

Aloy riding along a beach filled with red blight vines

No trailer de revelação, vemos uma nova ameaça a emergir, a que a Guerilla Games chama de “red blight.” Manifesta-se sob forma de uma massa vermelha mole e tentacular, capaz de infectar formas de vida e o ambiente envolvente. Aloy encontra uma raposa (uma raposa verdadeira, não uma mecânica) infectada, próxima da morte, antes de uma criatura de dimensões superiores, interrompê-la.

Atualmente não é claro se a massa avermelhada afecta também formas de vida robóticas e não apenas as orgânicas, de forma semelhante ao que acontecia com a corrupção no primeiro jogo. A massa é ainda responsável pelas “supercell storms,” umas tempestades de vento e electricidade, que cobrem os céus.

horizon forbidden west super cell storm

A jornada de Aloy para encontrar uma resposta a esta nova ameaça vai levá-la de Utah até à costa oeste dos EUA, especificamente até San Francisco. No trailer de revelação, vemos uma ruína submersa que se parece com o Palace of Fine Arts de San Francisco.

horizon forbidden west san francisco palace of fine arts

Dito isto, HADES não foi totalmente destruído por Aloy. Sylens (interpretado por Lance Reddick), o antigo líder da organização adoradora a HADES e uma das peças fundamentais da história de Horizon Zero Dawn, conseguiu conter a porção de HADES num misterioso dispositivo tipo jarra, que levou consigo para um local desconhecido no deserto, onde uma gigantesca máquina de guerra estava adormecida.

Lá, Sylens disse a HADES que descobriria quem activou o sinal original que acordou a maliciosa Inteligência Artificial. Não fica evidente se a massa vermelha que afecta o ocidente é obra de HADES. Em relação a Sylens, este parece ter-se juntado a uma nova facção adepta de capturar e corromper as máquinas.

horizon forbidden west sylens

Outros breves vislumbres no trailer de revelação mostram-nos Aloy a visitar as montanhas de Serra Nevada na Califórnia (onde descansam outras máquinas de guerra) e o edifício do Ferry no cais de San Francisco. Vemos também Aloy a revelar um sinal onde pode ler-se “casino” em chinês, indicando que vamos visitar Las Vegas, embora possa tratar-se de uma parte de Chinatown. Outros shots rápidos exibem ainda partes das montanhas El Capitan e Half Dome em Yosemite, a pouco mais de 300 quilómetros de San Francisco. O shot dá-nos ainda uma amostra da famosa Golden Gate Bridge, coberta de vegetação.

horizon forbidden west golden gate

Horizon Forbidden West – Gameplay

Não vimos gameplay de Horizon Forbidden West até ao momento, mas algumas imagens do trailer de revelação sugerem diferentes alterações a caminho.

A mais notável das novidades parece ser a máscara que vemos Aloy usar para respirar debaixo de água e resistir às ondas e marés de San Francisco. Vemos Aloy entre algas e juncos até se deparar com um jacaré a nadar sobre ela. Podemos ver que se esconde entre os juncos, sugerindo que a furtividade também fará parte do gameplay debaixo de água. Fica a dúvida sobre como se vai desenrolar o combate quando estamos submersos.

horizon forbidden west underwater swimming

Noutra cena, Aloy trepa um penhasco ridiculamente íngreme. Na altura em que Horizon Zero Dawn foi lançado houve quem criticasse o facto de Aloy apenas poder trepar algumas zonas pré-definidas, e não poder explorar livremente a verticalidade do mundo, como acontecia com Breath of the Wild, do mesmo ano. Não sabemos se a ideia da Guerrilla Games passa por disponibilizar um formato livre ou se esta cena pretendia apenas mostrar a altitude das áreas da sequela.

horizon forbidden west climbing

Sobre navegação, vemos Aloy no topo de um tipo de cavalo (provavelmente um broadhead), mas o trailer exibe também uma nova máquina voadora, os “sunwings,” que se parecem com uma mistura entre pterodactyls e abutres. A Guerrilla não disse se íamos poder montá-los, mas era certamente excelente se isso fosse possível.

Um derradeiro shot de Aloy em frente a uma tribo que usa um tipo de máquina elefante, com armaduras, sugere a ideia da Guerrilla em incluir grandes batalhas entre facções com humanos e robôs dos dois lados. Infelizmente não vimos nada a confirmá-lo, é apenas especulação da nossa parte.

A Guerilla Games disse que graças ao poder da PlayStation 5, não existirá praticamente tempo de loading nenhum quando percorremos o mapa de jogo, que será mais extenso do que o de Zero Dawn.

Novas Criaturas de Horizon Forbidden West

Um dos pontos fortes de Horizon Zero Dawn foi a variedade de criaturas robóticas, do tirânico thunderjaw, os enormes tallnecks, os irritantes glinthawks, entre muitos outros. Muitos deles vão certamente regressar, mas algumas novas criaturas foram identificadas no trailer de revelação de Horizon Forbidden West.

Aqui vemos o “shellsnapper,” que se parece com uma tartaruga gigante, de fortes mandíbulas e um corpo coberto de musgo. Parece viver num ambiente tipo pântano, mas não ficaríamos surpresos se este fosse encontrado ao longo de toda a costa de Forbidden West.

horizon forbidden west snap turtle

Vemos também os restos de um “metal devil,” as máquinas imensas que precipitaram o evento que arrasou o mundo, Faro plague. Não sabemos se a ideia passa por mostrá-los em ação, considerando que uma única destas máquinas assassinas provocaria uma tragédia na área envolvente.

horizon forbidden west creatures metal devil

Vemos um breve holograma de um dragão a rodear Aloy, mas não sabemos nada sobre a sua natureza, se se trata de um holograma apenas, ou uma criatura robótica de algum tipo.

horizon forbidden west robots dragon

Aqui vemos Sylens e o seu novo grupo a controlar um novo tipo de criatura estilo javali com métodos pouco aconselháveis.

horizon forbidden west boar robot

Os novos “sunwings” pode ser vistos a percorrer os céus de San Francisco. São definitivamente mais pequenos que os Glinthawks que perseguiam Aloy em Zero Dawn, mas não sabemos se Aloy será capar de controlá-los e usá-los como meio de transporte.

horizon forbidden west sunwing robot creature

Finalmente, uma amostra do “trumortusk,” uma máquina estilo elefante, alguns dos quais são usados por tribos humanas que lhes acrescentam armaduras de guerra. A cena em que um grupo se prepara para carregar sobre Aloy com os seus trumortusks recorda o memorável momento com os mumakil em The Lord of the Rings: The Return of the King, durante a batalha de Pelennor Fields.

horizon forbidden west elephant robot creature


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share