Phil Spencer diz que os jogos da Xbox Series X não vão ser prejudicados pela Xbox One

Phil Spencer descartou a ideia de que os jogos da Xbox Series X ficarão restringidos de todo o seu potencial de forma a serem jogáveis na Xbox One, dando o exemplo do sucesso dos jogos para PC que correm é faixas de poder de hardware muito mais variadas que as das consolas.

Em conversa ao GamesIndustry, o chefe da Xbox afirmou que a ideia que os jogos cross-gen ficam restringidos pela geração anterior é “um meme criado por pessoas muito envolvidas na competição entre dispositivos”. Em vez disso, Spencer aponta para o mercado de PCs, onde os jogos são apresentados todos os dias com as versões mais avançadas e que ainda assim podem ser jogados em hardware com menos poder:

“Eu olho para o Windows”, explicou Spencer. “É quase certo que, se os produtores desenvolverem uma versão para Windows do jogo, a versão mais poderosa e com maior fidelidade é a versão para PC. Podem ver isso com alguns de nossos jogos para consola que são lançados para PC, o mesmo acontece com os nossos concorrentes, onde a melhor a versão é a para PC. No entanto, o ecossistema de PCs é o mais diverso quando se trata de hardware, quando pensamos em todos os CPUs e GPUs de há alguns anos atrás.

“Sim, todos os produtores vão optar por uma direção e dizer, este é o hardware que vou suportar, mas a diversidade de opções de hardware no PC não impediu os jogos de PC de ficarem restringidos no mercado. Os melhores PC de jogos rivalizam com qualquer coisa que alguém já tenha visto na indústria de videojogos. Então, a ideia de que os produtores não sabem como criar jogos, mecanismos de jogos ou ecossistemas que funcionam com um conjunto de hardware … há um ponto de prova no PC que mostra que não é esse o caso”.

O ponto de vista de Spencer é que podem ser criados jogos avançados que também não cortam uma seção da base de jogadores existente: “Devemos aplaudir os tempos de loading e a fidelidade das cenas, o framerate, latência e todas essas coisas que focamos para a próxima geração. Mas isso não deve impedir as pessoas de jogar. Esse é o nosso ponto. Como criamos um ecossistema em que, se quiserem jogar um título Xbox, como vamos permitir que isso aconteça?”

“Enquanto jogador, vocês são o centro da nossa estratégia”, acrescenta Spencer posteriormente na entrevista.

A Xbox Series X vai contar com uma apresentação aprofundada dos seus jogos no dia 23 de julho, dia em que também deveremos saber mais detalhes sobre a consola.


André Henriques é o “puto” do IGN Portugal, viciado em jogos Hack and Slash, japonesices, música e basquetebol. Podes segui-lo em @Andretgv0

Share