Fall Guys: Ultimate Knockout – Análise

O género Battle Royale ganhou predominância com Fortnite e PUBG, mas por vezes é necessário surgir um novo player, de forma totalmente inesperada, para fazer-nos ver que o mais simples dos conceitos, pode dar uma nova vida a qualquer tendência.

Fall Guys começou a ganhar popularidade logo na Closed Beta e desde então, não se fala de outra coisa. Os adoráveis feijões mágicos e as infindáveis pistas de obstáculos que nos remetem ao melhor dos Jogos Sem Fronteiras, Wipeout e Takeshi’s Castle, tornaram-se num fantástico abrir de olhos que demonstra que um género não tem de ficar preso a diretrizes comuns.

O conceito é simples e começa por juntar um grupo de até 60 jogadores num dos exuberantes desafios. Cada prova vai eliminar X jogadores, com os sobreviventes a serem enviados para um outro mini-jogo aleatório. Esta fórmula repete-se até que nos deparemos com um percurso final, onde apenas um pode ser coroado como vencedor.

É aqui que a diversão começa, temos de fazer de tudo para que o nosso pequeno feijão mágico atravesse a meta em primeiro ou não seja abalroado pelo vasto mar de leguminosas coloridas. Para isso, conhecer o leque de mini-jogos que vamos ter de ultrapassar é uma missão obrigatória.

Todos os desafios resultam num sorriso automático…

Existe uma vasta seleção de cenários. Dizzy Heights coloca-nos numa corrida com plataformas rotativas e gigantes bolas que remetem a Indiana Jones; Hoopsie Daisy divide os participantes em três equipas e obriga-os a saltar por aros que vão surgindo no mapa, de forma a pontuar, enquanto Roll Out põe-nos à prova num gigantesco rolo colorido e dividido em cinco cores, com cada uma das partes a rodar em sentidos opostos, com uma série de obstáculos e buracos, um verdadeiro desafio de sobrevivência. Estas são apenas três das 24 provas que terão de enfrentar.

Adorei a maioria dos mini-jogos, à exceção dos de equipa, onde grande parte das vezes sentimo-nos impotentes. Para o lançamento a variedade de provas é muita, mas sinto que poderão tornar-se repetitivas passado algum tempo, algo que cabe à Mediatonic Games prevenir, introduzindo novos e divertidos desafios.

Todos os desafios resultam num sorriso automático, proporcionando-nos gargalhadas independentemente dos resultados, mesmo quando apoderados pela veia competitiva. É fantástico passar prova após prova com o desejo de ser o primeiro, um objetivo que nem sempre se concretizará, mas que deixa excelentes momentos.

Tudo isto é multiplicado quando desfrutado com amigos, onde mesmo sendo eliminado no início não nos conseguem retirar a atenção dos nossos companheiros, como se de um viciante programa de TV se tratasse.

Infelizmente o jogo não conta com um modo offline, ou uma outra forma de treinarmos sozinhos, sendo obrigatória uma ligação à Internet. Um problema menor que não prejudica Fall Guys, mas que gostaria de ver incluído no futuro. Resta irmos enfrentando a feroz batelada de feijões, e arrecadar algumas pinturas e itens para personalizar o Avatar.

Fall Guys está para os jogos Battle Royale como Splatoon está para os Shooters, um título único, divertido, que une excelentes ideias diferentes e mostra que não são necessárias armas de fogo para conquistar uma legião de fãs. Mesmo com repetibilidade à mistura e poucos problemas em alguns dos mini-jogos, esta é sem dúvida a lufada de ar fresco que precisávamos nestes dias quentes de verão.

Share