Porque jogos do Xbox Game Pass Ultimate estão fora do iOS

A partir do próximo dia 15 de setembro, uma parte dos utilizadores de smartphones e tablets Android vão poder aceder a um conjunto de jogos de qualidade Xbox diretamente nos seus dispositivos, cortesia do Game Pass via streaming xCloud.

A tecnologia está no entanto de fora dos dispositivos iOS, da Apple, uma frustração para os subscritores do Xbox Game Pass que tenham no iPhone o equipamento de eleição. Num comunicado enviado ao Business Insider, a Apple já explicou porque é que isso acontece. O funcionamento do serviço viola os termos de utilização do sistema operativo, já que não permite à Apple analisar individualmente as diferentes ofertas no serviço.

“Os nossos clientes desfrutam de excelentes apps e jogos de milhões de produtores, os serviços de gaming podem obviamente ser disponibilizados na App Store, desde que sigam as mesmas linhas orientadoras aplicáveis a todos, nomeadamente a submissão dos jogos individualmente para análise,” escreveu a Apple.

Quem não gostou da decisão de Cupertino foi a Microsoft, que viu assim o seu serviço a ficar de fora de uma parte importante dos utilizadores de smartphones em todo o mundo. Em comunicado enviado ao The Verge, um representante da Microsoft acusa a Apple de ter dois pesos e duas medidas, quando comparamos o gaming com a música ou o vídeo, que há muito prosperam nos serviços de streaming.

“A Apple está sozinha como a única plataforma geral a negar o acesso dos consumidores ao jogo na nuvem e subscrições a serviços com o Xbox Game Pass. Eles tratam frequentemente as apps gaming de modo diferente, aplicando regras mais leves a apps que não são gaming, mesmo quando incluem conteúdo interativo.”

“Todos os jogos disponíveis no catálogo do Xbox Game Pass são classificados por entidades independentes da indústria, como a ESRB e equivalentes regionais (como PEGI). Estamos comprometidos em encontrar um caminho de modo a disponibilizar o conteúdo do Xbox Game Pass Ultimate nas plataformas iOS.”


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share