Football Manager 2021 – Análise

Comecei a escrever esta análise momentos após a morte de Diego “El Pibe” Maradona, o tipo de génio insubstituível e que inspirou toda uma geração de futebolistas a nunca desistir dos seus sonhos e a serem cada vez melhores naquilo que fazem. A verdade é que 2020 tirou-nos imenso, a nós que gostamos de futebol, e é injusto que nos tenha tirado uma das bandeiras do desporto, que espalhava magia dentro das quatro linhas.

A franquia Football Manager nunca nos deu o prazer de poder treinar D10S, mas é ela que nos ajuda a viver futebol de uma forma apaixonada e sem olhar a clubites. Ano após ano, as diferenças entre entregas acabam por ser mínimas, e em certa medida, é algo que volta a acontecer em Football Manager 2021. No entanto, as pequenas diferenças que introduz acabam por dar uma vida nova à saga, colocando-a num patamar superior à entrega do ano passado.

Aquilo que salta logo à vista é o novo motor aplicado nas partidas, com renovadas opções para gerir o encontro e uma data de novos detalhes estatísticos como nunca antes visto. Isto faz com que o jogador, ou melhor, o treinador possa retirar o máximo de informação para decidir qual a melhor forma de abordar o jogo em tempo real. Grande parte da audiência pode gostar de desfrutar do jogo de uma forma mais casual, mas é sem dúvida uma adição que agradará aos mais hardcore.

E certamente que estes jogadores sabem o quão importante é mexer na componente tática no decorrer do jogo, bem como “gritar” algumas palavras para gerir as emoções dos jogadores. A Sports Interactive (SI) conseguiu alocar esta informação de forma sublime, ainda que seja necessária alguma habituação, principalmente para acertar no menu que queremos abrir. No final, trata-se de um excelente trabalho por parte de Miles Jacobson e de toda a sua equipa de produção.

No que diz respeito à componente visual, a SI fez alguns ajustes na forma como vemos o jogo. Se utilizas a perspetiva 2D, vais achar que não houve evolução qualquer, uma vez que se mantém a mesma ano para ano. No entanto, na perspetiva 3D existem melhorias no que diz respeito aos modelos dos jogadores, algo ligeiro, mas que difere da entrega do ano transato. Os movimentos dos jogadores, esses, continuam praticamente iguais.

Ainda antes de entrarmos em campo, existe agora uma nova forma de abordar a partida. No momento antes de selecionarmos o 11 titular, a nossa equipa técnica dá-nos vários elementos a ter em conta a nível tático, consoante o adversário que vamos enfrentar. Através de pequenas dicas, podemos mudar no imediato coisas como a mentalidade da equipa, o tipo de marcação e um prognóstico da equipa adversária.

Mas há algo que Football Manager 2021 faz quase na perfeição: transportar-nos para uma realidade que não é a nossa e pela qual somos apaixonados. Pequenos detalhes como novas opções de enfrentar a imprensa, onde podemos reagir de diferentes formas a cada uma das perguntas, ao ponto de escolher entre um sorriso ou frustração, fazem com que a nossa envolvência com o jogo seja cada vez maior e mais profunda.

novas funcionalidades que promovem a interação com a equipa de observação…

Um dos elementos mais importantes na gestão de uma equipa, que à medida que o tempo passa queremos que seja mais forte, passa pelo scouting. A SI introduziu novas funcionalidades que promovem a interação com a equipa de observação e nos ajudam, por exemplo, a decidir qual a posição prioritária a reforçar através de reuniões inéditas na franquia. Esta troca de informação com o chefe de departamento faz com que seja mais fácil encontrar o alvo certo para a janela de transferências, passando a ser um trabalho mais de equipa e menos solitário.

Relativamente à interface do utilizador, esta apresenta-se ligeiramente renovada, utilizando a espinha dorsal de FM 2020 e adicionando ou reposicionando menus. Ainda assim, acaba por ser um pouco inglório avaliá-lo, uma vez que grande parte dos jogadores utiliza skins criadas pela comunidade que, em certos casos, acabam por aperfeiçoar aquilo que nos foi entregue no lançamento.

Football Manager 2021 acrescenta o suficiente para justificar um novo investimento, algo que nem sempre acontece numa perspetiva anual. As novas funcionalidades colocam o jogador ainda mais envolvido com a realidade do que é ser um treinador de futebol, e é exatamente isso que queremos, estar mais perto daquilo que adoramos e que devido às circunstâncias, nos vemos cada vez mais afastados. Porque “quando a bola beija a rede é golo, e eu estou apaixonado por isso.”

Share