Assassin’s Creed’s – Fãs traduziram a misteriosa Língua Isu

A misteriosa linguagem Isu presente em Assassin’s Creed Valhalla, foi descodificada e traduzida pelos fãs da série.

No dia 13 de janeiro, a comunidade Access The Animus disponibilizou um vídeo (via Eurogamer) que detalha todo o processo de tradução e interpretação dos textos secretos, que os levou a decifrar símbolos encontrados na edição de colecionador do mais recente jogo da franquia.

Existem várias pedras que podemos encontrar enquanto jogamos na pele de Eivor, e que exibem esta linguagem. Estas podem ser cruzadas com os ficheiros parcialmente traduzidos no computador de Layle durante os segmentos do jogo no tempo atual, para serem totalmente legíveis. A comunidade usou palavras correspondentes, traduções in-game e um conhecimento complexo de gramática e linguagem histórica para perceber ao certo o que tinha sido escrito.

Usando as traduções in-game de Antony Henry, a Access the Animus foi capaz de aplicar o que descobriu à edição de colecionador, que tem ela própria textos Isu na caixa. Até agora encontraram as palavras “Hidden Inside” (“escondidas no interior”) na banda-sonora e “This Lake” (“Este Lago”) na caixa do disco de jogo. A arte incluída na edição de colecionador revela ainda outra palavra Isu, “Now” (“Agora”).

O diretor narrativo de Assassin’s Creed Valhalla, Darby McDevitt, elogiou a comunidade no Twitter pouco depois da disponibilização do vídeo, “Access the Animus, nunca duvidei de vocês. A linguagem Isu foi descodificada.” A comunidade menciona no final do vídeo que existem muitas mais pedras e textos para traduzir, muitos mais segredos para desenterrar.

Se ainda não conheces a lore de Assassin’s Creed, os Isu, ou “Those Who Came Before” são uma espécie de entidades responsáveis por criar os humanos e as poderosas Pieces of Eden que aparecem ao longo da franquia.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share