Scott Pilgrim vs The World: The Game Complete Edition – Luta contra o diabo

Em 2010, o nosso antigo comparsa e colaborador Ricardo Madeira, escreveu na sua análise a Scott Pilgrim vs The World, o seguinte: “chegou e venceu”. De facto, enquanto culminar de uma adaptação a videojogo de um “comic” e filme de culto, e ao contrário de muitas adaptações a videojogos que se estatelam ao comprido, este “brawler” de visuais retro e inspirado no gameplay das arcadas, a puxar à memória célebres jogos como Double Dragon, River City Ransom e até Streets of Rage, é quase tudo aquilo que um fã das arcadas pode esperar. Da minha parte confesso que desconheço a película cinematográfica e até mesmo os comics, embora ao experimentar mais de dez anos depois esta versão completa, tenha suscitado a curiosidade em descobrir o universo Scott Pilgrim.

Mas se há algo que dou por adquirido neste tempo que tenho passado a descobrir os meandros desta versão definitiva é que o jogo para além de uma magnífica identidade e imagem que transparece num grafismo capaz de dar cabal seguimento aos desenhos e projectar belíssimas animações, é a de uma grande solidez em termos de jogabilidade e desafio, ainda que não estejamos diante de um jogo muito comprido ou trabalhado com aquele grau de minúcia como descobrimos recentemente em Streets of Rage 4. Porém, é seguramente uma das experiências do tipo retro mais revigorantes que tive a oportunidade de jogar nos últimos tempos.

Qual a razão, no entanto, para voltarmos a jogar o mesmo jogo de 2010, com os DLC’s, que no fundo servem de suporte ao subtítulo “versão completa”? Desde logo porque em 2014, sem que tenham sido avançadas justificações claras para tal, o jogo foi removido das plataformas digitais (Store e Xbox Live). Talvez por uma questão de licenciamento, a verdade é que foi um tempo de espera até os criadores do filme e das tiras desenhadas insistirem com a Ubisoft, por ocasião dos dez anos do lançamento, numa versão completa para as novas consolas. Quem como eu não teve oportunidade de jogar Scott Pilgrim pode fazê-lo agora numa PS4, Xbox One e Nintendo Switch. A versão que aqui testamos corresponde à consola da Microsoft e está carregada de extras.

Mais…

Share