EA abandona oficialmente Anthem

Depois de um ano de revisão interna de Anthem, a EA e a BioWare decidiram parar com a produção do RPG de ação de 2019 e seguir para outros projetos.

O anúncio foi feito pelo produtor executivo Christian Dailey, que explicou que esta decisão foi motivada por uma mistura entre o impacto da COVID-19 e um desejo de focar-se noutros projetos da BioWare, como Dragon Age e Mass Effect.

“2020 foi um ano sem precedentes e apesar de continuarmos a progredir em todos os nossos projetos na BioWare, trabalhar de casa durante a pandemia teve um impacto na nossa produtividade e nem tudo correu como o planeado,” escreveu.

“Sei que isto será desapontante para a comunidade de jogadores de Anthem que estavam entusiasmados em ver as melhorias em que trabalhávamos. É também desapontante para a equipa que estava a fazer um trabalho brilhante. E para mim pessoalmente, porque Anthem foi a razão pela qual estou na BioWare.”

“A produção de videojogos é difícil. Decisões como esta não são fáceis de tomar. Daqui para a frente, precisamos de focar os nossos esforços como estúdio e fortalecer os próximos títulos Dragon Age e Mass Effect, ao mesmo tempo que continuamos a fornecer atualizações de qualidade para Star Wars: The Old Republic.”

Dailey assinalou ainda que o que atualmente temos em Anthem vai continuar a existir no futuro próximo. Anthem não teve um lançamento calmo, estando repleto de bugs e com várias críticas apontadas ao grind e à falta de conteúdo endgame. Recentemente, a EA terá revisto o estado do desenvolvimento do jogo, altura em que esta decisão terá sido tomada.

Em entrevista com os nossos colegas do IGN, a líder do estúdios da EA, Laura Miele, falou um pouco mais sobre Anthem e a decisão de terminar com a produção da versão 2.0 do jogo.

“Acreditamos sempre em Anthem, investimos neste jogo durante quase uma década e estamos orgulhosos do trabalho que a equipa fez,” disse. “Desde o lançamento há dois anos atrás, a equipa da BioWare ouviu os jogadores e trouxe-nos updates e melhorias ao jogo.”

“No entanto, 2020 e 2021 são anos sem precedentes no que diz respeito ao desenvolvimento de videojogos, por isso temos de priorizar tanto a experiência do jogador como o que é melhor para as pessoas que trabalham nestes jogos. Queremos garantir que a BioWare consiga focar-se no desenvolvimento dos próximos Dragon Age e Mass Effect, enquanto continuam a entregar atualizações de qualidade para Star Wars: The Old Republic.”

“Anthem foi um risco criativo e os seus desafios ensinaram-nos imenso sobre o game design e até como melhorar o nosso processo de desenvolvimento. Isto não beneficia apenas os produtores, mas os jogadores também.”


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

Share