Atribuição direta de conteúdo FIFA suspensa durante o escândalo ‘EA Gate’

A EA decidiu interromper a chamada oferta de conteúdo ‘discricionário’ para FIFA, pelo menos enquanto decorrem as investigações sobre um alegado funcionário, ou funcionários, da empresa, se dedicarem a vender itens raros do FIFA 21 Ultimate Team, no mercado negro.

A editora ofereceu uma atualização pública acerca daquilo que ficou conhecido como “EA Gate”, explicando que o caso coloca a integridade do seu jogo em causa e por isso, não vai descansar enquanto não chegar ao fundo da questão. A EA garante que quaisquer contas que receberam itens desta forma, serão permanentemente banidas.

Estes itens, que deviam ser obtidos através do gameplay ou outro tipo de envolvimento relacionado com o jogo, foram transferidos para outros através de mais do que um perfil EA, contas que ou “foram comprometidas ou estavam a ser usadas inadequadamente.”

Terminada a investigação, a EA tomará medidas contra qualquer funcionário culpado, todos os itens atribuídos desta forma serão removidos do ecossistema FUT e as contas que os receberam, permanentemente banidas.

SOBRE ISTO: FIFA 21 – As melhores cartas para o FIFA Ultimate Team

“Independentemente dessas ações, estamos cientes de quão preocupante isto é para os nossos jogadores e pedimos desculpa pelo impacto dentro da comunidade. (…) Também estamos furiosos. Sabemos que a confiança da nossa comunidade é difícil de conquistar e é baseada nos princípios do Fair Play. Desde o início do Ultimate Team, deixamos bem claro que os itens não podiam ser trocados fora do ambiente de jogo, isso era fundamental para manter os nossos jogos seguros. Este caso foi uma quebra desse princípio – não vamos permitir que passe incólume.”

Mas o que é exatamente o “conteúdo discricionário”? Existem três casos em que certos itens de jogo são distribuídos diretamente para contas específicas. 1. Em casos em que a informação é perdida ou um jogador apaga conteúdo por engano, a equipa de suporte tem o poder para analisar e atribuir itens ao jogador. 2. Para o processo interno de teste, num ecossistema com o FUT, é importante perceber como uma nova adição de conteúdo se comporta no jogo e em sinergia com as restantes partes. E 3. A oferta direta a atletas, parceiros ou funcionários, que é aquilo que vai agora ficar suspenso até decisão futura.

O chamado ‘Discretionary Content Granting’ é atribuído quando a EA quer “reconhecer contribuições feitas por jogadores profissionais de futebol, celebridades ou mesmo os próprios funcionários.” Estes itens não podem ser trocados, só podem ser usados diretamente pelas contas a que foram atribuídos, representando 0.0006% do total de itens no ecossistema, ou seja, não afetam as probabilidades de outros jogadores os receberem de forma normal.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share