Talibãs baniram PUBG e TikTok no Afeganistão

O governo Talibã do Afeganistão baniu o TikTok e PUBG: Battlegrounds no país, considerando que o jogo “promove violência” e “leva a juventude por maus caminhos:”

Esta decisão foi anunciada após uma reunião recente entre o ministério de telecomunicações do Afeganistão e responsáveis pela aplicação da Sharia no país, tendo sido avançada pelo Khaama Press. Os Talibãs já tinham ordenado esta imposição em abril, mas só agora conseguiram aplicar a medida.

As companhias de telecomunicação e providenciadores de serviço de internet têm agora 90 dias para remover PUBG das suas plataformas. Esta proibição aplica-se à versão mobile de PUBG e à popular rede social TikTok. O governo Talibã visa PUBG de conter conteúdo violento, mas ambas as aplicações são acusadas de “enganar as gerações mais novas” e de “desperdiçar o tempo das pessoas”.

PUBG tem alcançado um grande sucesso no Afeganistão. No arranque de 2021, o jogo representava uma larga fatia do tráfego online do país, altura em que chegou a atrair cerca de 100 mil jogadores em simultâneo.

Esta censura é apenas um elemento da repressão que os Talibãs têm implementado no país desde que regressaram ao poder em agosto do ano passado. Até agora, os extremistas já baniram mais de 23 milhões de sites, por “conteúdo imoral.”


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share