Overwatch 2: Blizzard anuncia iniciativa para travar cheating e toxicidade

Numa altura em que estamos cada vez mais perto do lançamento de Overwatch 2, a Blizzard Entertainment anunciou a Defense Matrix Initiative, um conjunto de medidas que tem como objetivo “proteger a integridade do gameplay e promover o comportamento positivo” dos jogadores.

Um destes métodos é o SMS Protect, que obriga os jogadores a associar um número de telefone à sua conta Battle.Net Este passo é obrigatório para todas as plataformas e jogadores, incluindo consolas e veteranos do primeiro jogo. Cartões pré-pagos e números VOIP não são elegíveis para esta funcionalidade.

A equipa de produção também vai utilizar mecanismos de inteligência artificial para castigar os jogadores que façam batota ou que tenham comportamentos disruptivos no jogo. Esta infraestrutura utiliza “vários sistemas, incluindo os relatórios de jogo, para identificar comportamentos que diminuam a qualidade da experiência dentro de jogo.” A Blizzard também quer utilizar um sistema de voz capaz de “recolher gravações de voz de dos jogadores reportados e transcrevê-las automaticamente através de programas de fala para texto”.

Depois da transcrição e análise, o sistema apaga os ficheiros de áudio. Já os registos escritos são apagados após 30 dias e nenhum destes dados são guardados indeterminadamente. A equipa da Blizzard fez questão de realçar que a colaboração dos jogadores é fundamental para punir os comportamentos disruptivos, incentivando a submissão de denúncias.

Overwatch 2 tem lançamento marcado para o dia 4 de outubro para Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, PC, e Nintendo Switch.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share