Kirby’s Return to Dreamland Deluxe – Análise

Kirby’s Return to Dream Land Deluxe é o remaster para a Nintendop Sitch de Kirby’s Return do Dream Land, lançado em 2011 para a Wii. Se na altura o jogo já era um fortíssimo exemplo da mestria da Nintendo em jogos de plataformas 2D, o remaster não lhe fica nada atrás, sublinhando a criatividade do estúdio, especialmente no design dos níveis, ainda que precisemos de algum tempo para experienciar todo o potencial do jogo.

Na sua essência, estamos perante um jogo clássico de Kirby, onde temos de absorver os poderes dos adversários para ultrapassar os obstáculos que vão surgindo na aventura. Do original para o remaster isto não mudou, embora agora tenhamos novos poderes para absorver e claro — um grafismo melhorado que os torna ainda mais deliciosos. Nunca me cansei de mandar os adversários a voar pelo nível fora, ou contra o ecrã da Switch, ainda que por muitas vezes esta mecânica tenha facilitado em demasia o jogo.

Esta facilidade pode afastar alguns jogadores, até porque para chegar aos realmente difíceis, que incidentalmente também são aqueles que demonstram toda a criatividade em termos de design dos níveis. Por outro lado, também é um convite fantástico para aqueles que ainda não se sentem à vontade com os videojogos, ou para os mais novos.

Na Nintendo Switch a experiência multijogador é deliciosamente simples – basta remover os joy-cons e já está! Até quatro jogadores se podem juntar à aventura, a qualquer momento, sem complicações ou aumentos de dificuldade e acreditem, é um prazer tremendo ver alguém que ainda precisa de olhar para um comando da Xbox para saber onde estão os botões pegar num Joy-Con e mergulhar de cabeça em Kirby com um sorriso de orelha a orelha.

Quem preferir um desafio mais exigente vai ter de completar a campanha principal para ter acesso a parte do novo conteúdo do remaster, o que até acaba por não ser demorado – estamos a falar de cerca de cinco a seis horas de jogo. Megalor assume as rédeas do novo capítulo do jogo, e embora não tenha o mesmo charme de Kirby, não deixam de ser umas boas duas a três horas de conteúdo adicional.

Outra das novidades do remaster é o Merry Magoland, um parque de diversões repleto de minijogos e recompensas como chapéus – e todos adoramos chapéus não é? Mais uma vez, este conteúdo não é particularmente desafiador, mas é incrivelmente divertido na companhia de amigos.

Share