Resident Evil 4 remake PS5 com desempenho superior à Xbox Series X

Aqui está uma análise em vídeo bem detalhada à demonstração de Resident Evil 4 remake, onde são comparadas as versões Xbox Series X|S PlayStation 5 e PC. Crédito para o canal YouTube ElAnalistaDeBits.

Obviamente que a versão PC é um caso à parte, é muito superior em qualidade de imagem, resolução e sobretudo no desempenho, mas está sempre dependente do hardware de cada jogador.

Nas consolas as coisas são um pouco diferentes, com várias diferenças entre as três máquinas que foram incluídas no vídeo apresentado em cima.

Xbox Series S

Comecemos pela máquina menos potente, a Xbox Series S. Aqui destaca-se logo a ausência de ray tracing, e é evidente e inferior resolução, que é de 1440p no Modo Resolução e 1080p no Modo Desempenho.

Ainda na Series S, é evidente que a consola não consegue atingir um desempenho ideal no seu Modo Resolução, por vezes desce abaixo dos 40fps, e em nenhum momento do vídeo consegue atingir a fasquia dos 50fps. A qualidade de imagem também é inferior, não apenas devido à resolução, mas também por menos detalhe dos elementos e até a ausência de outros. Já no Modo Desempenho, existe uma melhoria, consegue atingir na maior parte do tempo os 60fps, mas existem quedas evidentes em alguns momentos.

Xbox Series X vs PlayStation 5

Nas máquinas mais potentes, Xbox Series X e PlayStation 5, há uma paridade no campo da resolução. No Modo Resolução tanto a Series X como a PS5 estão a 2160p, no Modo Desempenho as coisas também são equivalentes, com uma resolução dinâmica de 2160p.

Mas a paridade entre a Series X e PS5 termina quando chegamos ao desempenho, aqui a consola da Sony leva uma boa vantagem sobre a máquina da Microsoft.

A vantagem da PS5 sobre a Series X anda entre os 5/10fps, em ambos os Modos Resolução, com ou sem ray tracing. Apesar de nenhuma delas conseguir 60fps fixos, é evidente que a máquina da Microsoft sofre mais quedas de fotogramas e também são mais frequentes.

No Modo Desempenho com ray tracing, a PS5 volta a ser superior à Series X. A PS5 consegue ser mais consistente em manter os 60fps, embora as quedas sejam evidentes nas duas máquinas, mas mais uma vez, a máquina da Microsoft sofre mais quedas de fotogramas e também são mais frequentes.

Por último, no Modo Desempenho sem ray trancing, a PS5 consegue quase 60fps fixos, com algumas pequenas quedas. Já a Xbox Series X, é evidente que volta a ter mais dificuldades em manter os 60fps.

Certo que é apenas uma demonstração de Resident Evil 4 remake, mas será que a versão final irá dar continuidade ao superior desempenho da PlayStation 5 em relação à Xbox Series X?

Share