Air Twister – arcada de sabor a Sega

Uma experiência arcada que captura a essência da Sega na sua era de ouro, mas que deixa a desejar pela sua escala e fracos incentivos a repetir os mesmos níveis

Air Twister da Ys Net, fundada por Yu Suzuki, lenda japonesa dos videojogos, é o mais recente “jogo de tiros em carris” de tom arcada que relembra uma era de ouro neste tipo de experiências. Um jogo de ação rápida e sessões frenéticas através do qual Suzuki tenta capturar aquela essência Sega que durante décadas se sentia e não se conseguia bem explicar. Jogos fáceis de assimilar, de tom eletrizante, coloridos e altamente divertidos. Diversão imediata e sem compromissos.

Esta espécie de sucessor espiritual para Space Harrier parece pensado propositadamente para dispositivos mobile, mas as versões de consola e PC mostram que ainda há espaço para diversão no grande ecrã com experiências ao estilo Space Harrier e Panzer Dragoon. Se ainda hoje sonhas com o regresso dessa mítica série, ou outras como Virtua Cop e Time Crisis, talvez Air Twister seja o jogo que te vai aliviar dessa comichão, mas precisas ter em conta a escala do projeto e as suas origens humildes.

Air Twister apresenta-te 12 níveis nos quais tens de eliminar todos os inimigos que surgem no ecrã, antes de chegar ao boss final. Apesar de ter sido desenvolvido inicialmente para dispositivos iOS, o jogo funciona muito bem jogado com um comando tradicional de consola/PC. Movimentar a protagonista (Suzuki imaginou uma espécie de Alice no País das Maravilhas em versão psicadélica) significa movimentar a mira para disparar para os inimigos e passar por eles sem disparar significa colocar-lhes a mira para vários disparos em simultâneo. É o clássico gameplay Space Harrier sem tirar nem pôr. No entanto, Suzuki imaginou um jogo deste género contextualizado com a era moderna.

Isso é alcançado através da personalização da personagem e até da dificuldade, sem falar nos modos alternativos de jogo. O modo história principal é composto pelos 12 níveis que duram menos de 4 minutos cada e quanto mais jogas, mais estrelas apanhas. Estas estrelas são usadas num mapa de habilidades para ganhar mais vida, expandir os alvos que a mira pode alcançar em simultâneo, obter habilidades extra (como abrandar o tempo), escudos para bosses e até novas armas que dizimam todos os inimigos ao disparar para um, por exemplo. É uma forma de permitir personalizar a dificuldade e transportar para a era moderna a experiência arcada, ao dar-te desbloqueáveis e a sensação de progressão.

Apesar disto, Air Twister está desenhado para voltar ao início, ao primeiro nível, quando eventualmente perdes, tal como numa sessão arcada. Isto será normal e expectável para jogadores habituados a experiências sem checkpoints, mas poderá cansar outros tantos. Além disso, os modos alternativos (Time Trial, Challenge, Arcada e outros que introduzem regras específicas nos níveis jogados no modo principal) permitem ganhar poderosas armas nas primeiras horas de jogo que rapidamente banalizam a dificuldade. Podes optar por não as usar, a tal personalização da dificuldade e experiência, mas é difícil não sentir que se perde um pouco da sensação de desafio e recompensa quando és forçado a criar de forma artificial essa sensação de gratificação.

Air Twister é simples no seu gameplay e design, humilde na sua escala e nos seus visuais. Apesar de coloridos e extremamente loucos, quase um olhar psicadélico à queda de Alice no buraco (sem esquecer a banda sonora de Valensia, artista dos Países Baixos que compôs novos temas para o jogo em combinação com alguns existentes na sua carreira que começou em 1993), tens uma personalidade decididamente bizarra e até interessante de descobrir. No entanto, após algumas horas a repetir os mesmos níveis para automatizar reflexos e tempos de resposta, a sua extrema simplicidade resulta no rápido desaparecer do maravilhamento inicial.

Air Twister é um jogo curto, desenhado para capturar a essência da era de ouro das arcadas, no qual Yu Suzuki relembra os tempos que passou na Sega. Se tens saudades de um jogo do género e ainda hoje sonhas com o regresso de Panzer Dragoon, poderás gostar de Air Twister e de repetir constantemente os mesmos níveis à procura de obter melhor pontuação. Apesar da diversão que pode trazer durante um par de horas, é fácil sentir que é um projeto muito humilde na sua escala e que Suzuki poderia fazer muito mais num projeto de maior envergadura.

Prós: Contras:
  • Experiência arcada que relembra a era dourada da Sega
  • Controlos simples e bem implementados nos comandos de consola e PC
  • Vários modos extra para diversificar o desafio original
  • Poderá tornar-se repetitivo rapidamente
  • A banda sonora cansa rapidamente
  • Visualmente deixa a desejar
Share