Auscultadores GXT 490 FAYZO – Uma boa opção low cost

Um bom headset tornou-se essencial para a experiência gaming definitiva: a capacidade de ouvir cada detalhe, desde passos subtis até explosões estrondosas, não só aprimora a qualidade do áudio como também adiciona uma camada estratégica ao gameplay.

De facto, o som pode muitas vezes passar-nos ao lado num meio tão visual como são os videojogos; no entanto, se prestarmos atenção, é fácil perceber como eles são fulcrais, ajudando a enaltecer o produto de uma forma quase subconsciente.

Além disso, a comunicação clara e nítida proporcionada pelos microfones incorporados permite uma colaboração eficiente com colegas de equipa, seja em competições online ou em narrativas cooperativas. Em última análise, a importância de um bom headset transcende a mera funcionalidade, promovendo novos patamares sensoriais e uma conexão mais profunda com o universo virtual.

Infelizmente, nem sempre temos fundos suficientes para adquirir uns headphones topo de gama e, por vezes, é necessário fazer alguns sacrifícios; no entanto, existem opções bem em conta no mercado e os GXT 490 FAYZO são um ótimo exemplo.

Tivemos a possibilidade de experimentá-los durante os últimos dias e, ao longo deste artigo, poderás ler as nossas impressões dos mesmos. Eis algumas características gerais:

  • Som Surround 7.1, com drivers de 50mm
  • Design amigo do ambiente, feito com 85% de plástico reciclado
  • Software incluído para personalizares a tua experiência
  • Iluminação LED

Uns headphones versáteis, para PC e consolas PlayStation

De facto, estamos perante uns headphones muito fáceis de utilizar, com uma abordagem plug and play; basta ligares ao dispositivo pretendido usando uma porta USB e eles funcionarão imediatamente, sem qualquer entrave a nível de emparelhamento. Criados com o PC, portátil e consolas PlayStation em mente, este não é de todo o produto ideal para os jogadores da Nintendo Switch ou smartphones (não existe também qualquer menção à Xbox e, infelizmente, não os conseguimos testar na consola da Microsoft).

De um ponto de vista estético, o dispositivo é bastante atraente, se bem que simples. Com um design totalmente preto, aquilo que mais salta à vista é a bonita iluminação LED em cada um dos altifalantes, que lhe dá uma aparência futurista; como já seria de esperar, todo ele é acolchoado, tanto nas laterais como no topo, o que significa que o conforto foi certamente um dos objetivos da Trust.

Mas não é só; os altifalantes podem ser ajustados de maneira a encaixarem-se devidamente na cabeça e, para além disso, existem uma série de botões no próprio dispositivo que permitem executar ações rápidas: uma roldana para alterar o volume do som, um botão para desligar o microfone e outro para mudar o esquema de cores dos LED (entre três opções disponíveis).

Image credit: Fayzo

Qualidade física inferior mas microfone super claro

Comparativamente aos melhores headphones do mercado, é percetível a qualidade física inferior dos GXT 490 FAYZO apenas pegando neles e sentindo os próprios materiais. Mas tendo em conta que os mesmos podem ser adquiridos por cerca de 50 euros, parece-me um preço justo para aquilo que oferecem.

O mesmo pode ser dito do som: não é aquele som rico e ribombante de outros produtos que analisei no passado, parecendo-me soar um pouco mais “abafado” e distante; mas mesmo assim, eles fazem um trabalho mais do que satisfatório e em momento algum senti-me defraudado: quer estivesse a jogar, a ouvir podcasts ou a ver vídeos aleatórios na Internet.

A maior surpresa de todo o pacote foi o seu microfone; ao clicar no botão do “Play” nas gravações teste que fiz, fiquei assoberbado com a clareza do som e a ausência de ruído exterior. Com toda a honestidade, já analisei no passado headphones topo de gama, de marcas bem conhecidas e a custar várias centenas de euros, e os GXT 490 FAYZO superam-nos largamente neste campo. Fiquei boquiaberto! Jamais me passou pela cabeça que o som do microfone fosse assim, e posso aconselhá-los para aqueles interessados em criarem podcasts, gravações ou outro tipo de conteúdos semelhantes.

Image credit: Fayzo

Conclusão

Assim sendo, acho os GXT 490 FAYZO um ótimo produto para aqueles utilizadores que procuram uma boa relação qualidade/preço; não tem Bluetooth, o que poderá ser desapontante para muitos e coloca vários dispositivos automaticamente de parte por não terem entrada USB, mas os auscultadores compensam noutros aspetos – som, design e microfone. Simples mas eficazes.

Share