FIFA 21: Tudo o que precisas saber para começar

A Electronic Arts prepara-se para colocar mais uma iteração de uma das suas franquias mais bem sucedidas no mercado, e apesar de muitos estarem já a usufruir de FIFA 21, existem algumas coisas que podem passar-nos despercebidas ao limitarmo-nos a assistir a partidas virtuais.

E mesmo que de ano para ano as diferenças entre entregas sejam cada vez menores, e isso deverá acontecer enquanto a atual versão do Frostbite for o motor de FIFA, a equipa de produção vai acrescentando coisas aqui e ali, afinando a jogabilidade de um dos títulos mais jogados no globo.

De forma a ajudar-te a decidir se a versão deste ano é para ti, vamos enunciar algumas das novidades e dicas para que possas tirar o máximo partido de FIFA 21 e de todos os seus modos.

JOGABILIDADE

É verdade que as diferenças gráficas entre as várias iterações da franquia possuem cada vez menos distância entre si, mas é inegável que existem mudanças a nível de gameplay, de um ano para o outro.

Não se avizinham grandes mudanças no cômputo geral. Se eras fã da experiência de FIFA 20, vais certamente gostar do que vais ver em FIFA 21, mas esperem por uma afinação no comportamento dos jogadores e inteligência artificial, nomeadamente na perceção que têm do espaço que os envolve, maioritariamente no processo ofensivo.

Tanto extremos/laterais, como pontas-de-lança, dão mais atenção à última linha de defesas na altura de atacar o espaço, coisas que contamos aprofundar quando chegar o dia de partilharmos a análise de FIFA 21.

FIFA ULTIMATE TEAM

A joia da coroa de FIFA está (obviamente) de volta. A essência continua a mesma e está centrada no grind e sorte para obter aquele jogador que tanto queremos, ou adquiri-lo no mercado de transferências pelo preço mais baixo possível, de modo a completar a nossa equipa de sonho.

Se te mantiveste neste modo nas últimas semanas em FIFA 20, a EA irá presentear-te com alguns itens de forma gratuita, ou boost de moedas nas primeiras partidas. Tudo o resto mantém-se, incluindo as companion app que podem valer-te alguns bónus. É talvez a melhor forma de gerires a tua equipa e estares 100 por cento ativo no mercado. Para tal, apenas tens de transferir a aplicação para o telemóvel ou então aceder à FUT Web App.

Tal como mencionado, aqui poderás gerir o teu clube em FUT, mas também terminar alguns dos objetivos em troca de packs e moedas. Apesar de tudo poder ser feito in-game, esta “app” dá-te formas mais fáceis de terminares os “Squad Building Challenges.”

VERSÕES PS5/XBOX SERIES S/X

Se estás a pensar fazer a transição para a nova geração de consolas, que chegam em novembro, certamente que ficarás contente em saber que a versão que adquirires no lançamento será válida na PS5 ou Xbox Series S/X graças ao Dual Entitlement, o programa de upgrade da EA.

Existe uma importante exceção a considerar, que é a impossibilidade de efetuar o upgrade no caso de adquirirem a cópia física de FIFA 21, e na próxima geração optarem por uma consola exclusivamente digital. Vejam aqui a própria justificação da EA.

A editora não entrou em grandes detalhes sobre as diferenças entre a atual geração de consolas e a próxima. Certamente que teremos algumas melhorias gráficas e de processamento, mas o único detalhe que temos de momento é a exploração das funcionalidades hápticas do DualSense.

FIFA VOLTA

O FIFA VOLTA chegou com FIFA 20 e seria surpreendente se não estivesse em FIFA 21. Para mim, foi uma das grandes surpresas do ano passado, ainda que achasse que estava muito mal aproveitado.

Fiquei contente por saber que a EA Sports pretende dar um pouco mais de amor ao modo single-player, com a inclusão de novos estádios, modos e mais valor de repetição. Se será suficiente para os jogadores se manterem lá? Esse juízo fica guardado para outro dia.

MODO CARREIRA

Depois de um ano sem qualquer tipo de novidades de relevo, a produtora decide investir um pouco do seu tempo de desenvolvimento num dos modos mais jogados pelos jogadores casuais de FIFA.

Contem com novas funcionalidades, como a possibilidade de simular o jogo como se de um Football Manager se tratasse, mas com a diferença de que a qualquer momento podemos saltar para dentro das quatro linhas e mudar o rumo do jogo.

LIGA NOS

A nossa liga do escalão principal está, como sempre, totalmente representada, com as equipas que subiram este ano (Nacional e Farense) devidamente licenciadas. Para além disso, houve um esforço em dar mais realismo a certas estrelas do nosso campeonato, como foi exemplo de caras mais realistas para vários jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

QUANDO PODEM JOGAR?

Tal como disse em cima, vários jogadores já usufruem do jogo completo de FIFA 21, uma vez que quem for assinante do serviço EA Play, poderá desfrutar de um trial até 10 horas.

Infelizmente, e para que o jogo pudesse chegar ao mercado a tempo e horas, a EA Sports decidiu não avançar para o lançamento de uma demo, o que para muitos acabou por ser dececionante.

Apesar das novas consolas estarem aí a chegar, este não deverá ser o último FIFA a chegar à atual geração, mas muito provavelmente os olhos da EA estarão na PS5 e Xbox Series S/X. Ainda estás a tempo de garantir os bónus de pré-compra do jogo, que poderás fazê-lo através da Origin, Steam, Microsoft Store e PlayStation Store.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

Share