Warner Bros. responde à Bethesda a propósito do processo relacionado com Fallout Shelter

Na passada semana, noticiamos o caso do processo legal iniciado pela Bethesda contra a Warner Bros. e o Behaviour Interactive, pela alegada cópia do código de Fallout Shelter, que de acordo com o queixoso, estaria a ser usado no jogo de Westworld, também para as plataformas móveis.

Os dois jogos são similares, o que faz sentido considerando que partilham o género e são provenientes do mesmo estúdio, no entanto, a Bethesda afirma que as semelhanças vão mais longe do que o mero território “inspiracional”, o código usado em Westworld é o mesmo que Fallout Shelter usou, facto evidenciado por partilhar os mesmos bugs que Shelter apresentou na sua versão inicial. A editora diz que por si só, isso se trata de uma prova conclusiva para o caso.

A resposta da Warner Bros. não se fez esperar, sem surpresa a editora discorda das alegações, negando-as veemente em comunicado:

“Como um dos líderes mundiais na criação de propriedade intelectual, incluíndo a vanguardista série de televisão Westworld, a Warner Bros. tem um profundo respeito pelos direitos subjacentes às propriedades intelectuais.”

“Assim, as asserções da Bethesda Softworks que o jogo mobile Westworld usa código de Fallout Shelter, da Bethesda, foram tão surpreendentes como são infundadas. O estúdio Behaviour Interactive assegurou à Warner Bros. que as alegações da Bethesda não são verdadeiras, e nenhum do código de Fallout Shelter foi usado em Westworld. Mais ainda, ao contrário do que afirmam as acusações da Bethesda, em nenhum momento a Warner Bros. ‘induziu’ a Behaviour a utilizar código de Fallout Shelter em Westworld.”

Para quem, como nós, acompanha o caso de fora, existem várias possibilidades para o sucedido, ou a Bethesda se precipitou e os bugs são uma mera coincidência, ou a Warner Bros. está a mentir, ou o estúdio está a mentir à Warner Bros.. O caso deverá agora ser discutido entre os advogados das empresas, e se não for possível chegar a um entendimento, não haverá alternativa aos tribunais.

Fallout Shelter está disponível atualmente nas plataformas móveis, PC e consolas. Por enquanto, Westworld está disponível apenas no mobile.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share