Guild Wars 2: Escritora despedida acusa ArenaNet de ser ‘muito pouco profissional’

Menos de uma semana depois de ter sido despedida devido a uma disputa contenciosa no Twitter com um streamer parceiro de Guild Wars 2, a escritora Jessica Price veio a público falar sobre o assunto.

Numa entrevista com o Polygon, Price falou sobre a decisão da produtora de Guild Wars 2, a ArenaNet, em despedi-la a ela e ao seu colega Peter Fries.

“Não me foi dada a oportunidade de me defender,” disse ela ao Polygon. “[O presidente da ArenaNet, Mike O’Brien] passou algum tempo a insistir que os produtores devem ser amigos dos clientes da empresa, e que foi inaceitável dizer que não somos, mesmo que tenha sido fora do horário de trabalho. Disse-me que eu ia olhar para trás e arrepender-me disto, porque estávamos fazer um grande trabalho e eu arruinei-o. Foi tudo muito pouco profissional.”

Depois de uma thread no Twitter, na semana passada, na qual Price delineou algumas das dificuldades em criar personagens únicas num MMO, um streamer de Guild Wars 2, com o qual a ArenaNet fez parceria para a criação de conteúdo, ofereceu a sua opinião acerca de soluções narrativas. A escritora respondeu ao seu tweet, dizendo:

“Hoje, em ‘ser uma mulher produtora de jogos’: Permitam-me – uma pessoa que não trabalha contigo – explicar-te como fazeres o teu trabalho.”

Depois, não satisfeita, continuou a resposta:

“Obrigado por me dizeres o que fazemos internamente meu puto 9_9… Tipo, o próximo idiota aleatório que me tente explicar o conceito de opções de diálogo – como se, sabem, eu não estivesse a trabalhar na narrativa do jogo durante uma p*ta de um DÉCADA, nunca teria ouvido falar disso – vai ser bloqueado instantaneamente.”

No dia seguinte, ela e Fries, que a havia defendido no Twitter, foram despedidos pela ArenaNet. Em conversa com o Polygon, Price disse que nunca recebeu instruções oficiais sobre conduta nas redes sociais:

“Durante a minha entrevista, e subsequentes comunicações do processo de contratação, foi-me dito que a ArenaNet respeitava o meu desejo de falar sobre questões relacionadas com a indústria, e que não tinham qualquer intenção de me abafar.

Durante o tempo que passei lá, nunca recebi um aviso sobre a minha utilização das redes sociais. Tudo o que disse no Twitter foi consistente com o que tenho vinda a dizer há anos, e com a forma como o digo. Existiram reuniões nas quais executivos nos juraram que queriam que falássemos abertamente sobre as coisas mais feias, as coisas más, e que não seríamos punidos por fazê-lo.”

Jessica Price falou ainda sobre a desilusão que sente em relação aquele que julgava ser um ambiente de trabalho convidativo e seguro.

“E é tão devastador que uma companhia com toda esta conversa se tenha dobrado como uma mesa para jogar cartas barata, na primeira vez que os seus valores foram realmente testados. Fazer a coisa certa é difícil, mas fazê-lo com regularidade torna mais fácil manter essa postura. E o corolário de tudo isto é que capitular faz com que seja mais difícil parar de capitular.”

O presidente da ArenaNet, Mike O’Brien, enviou uma declaração ao Polygon, dizendo o seguinte:

“Seja lá o que for que Jessica e Peter sentiram internamente acerca da situação, objetivamente tratou-se de um cliente a interagir connosco de forma respeitosa e profissional, apresentando uma sugestão para o nosso jogo.

Qualquer resposta da nossa companhia teria de ter sido respeitosa e profissional. Um ataque percebido não nos dá licença para atacar… Não é aceitável que uma tentativa de interação com a nossa empresa – neste caso uma sugestão feita de forma educada – encontre hostilidade aberta e escárnio da nossa parte. Isso estabelece um precedente arrepiante.”


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

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