Demolidor: O porquê do regresso do traje negro na terceira temporada

Está já bem estabelecido que o mundo de Matt Murdock será muito mais sombrio durante a terceira temporada de Demolidor, da Marvel/Netflix – algo que assume uma interpretação literal se tivermos em consideração o traje que o Diabo de Hell’s Kitchen vai usar na temporada que chega na próxima semana ao serviço de streaming.

Durante a nossa visita ao set da terceira temporada de Demolidor, onde falamos com o showrunner Erik Oleson, com os atores principais e com os novos rostos da série, conversamos também com Liz Vastola, designer de fatos de Demolidor.

Apesar do fato vermelho da segunda temporada servir a função mais prática de proteger o herói durante as suas incursões para combater o crime em Nova Iorque, o novo traje negro representa, segundo Vastola, a sua transição para uma persona bem mais obscura.

“Em os Defensores, deixamos Matt num estado mais real com o seu novo fato. E, no decorrer desta temporada, retiramos-lhe isso e retomamos algo mais semelhante ao que foi visto na primeira temporada. Acho que é um bocado psicológico. É onde ele está neste momento. O novo fato traz à tona o que ele sente sobre si mesmo e sobre quem é Demolidor, sobre o que o fato representa para ele.”

Vastola disse ainda que o fato negro não é igual ao da primeira temporada. Mais especificamente, a máscara será diferente, uma vez que Matt cria um novo uniforme com os materiais limitados que tem à sua disposição.

“A ideia por trás da máscara para esta temporada é basicamente pensar sobre o que ele tem por perto e a situação em que ele se encontra”, explicou Vastola. “A única coisa que lhe está disponível são tecidos pretos e brancos. Decidimos usar algo que tenha um pouco mais de textura.

E o conceito centra-se num sentimento de justiça cega e também na referência a essa sensação de estar ‘preso’, que é aborrecido para Matt Murdock, porque tem tudo a ver com sua saúde mental nesta temporada. É um pouco mais introspetivo, um visual um pouco mais intimidante. É menos chamativo e resume-se ao mínimo que ele precisa. É como se fosse a dualidade que ele enfrenta entre a lei, ordem e justiça, além de passar a sensação de que só precisas de uma bandana na tua cabeça.”

A terceira temporada de Demolidor estreia dia 19 de outubro no Netflix.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share