Modelo jogos-como-serviço ajudam EA e Activision a crescer $79 mil milhões de dólares combinados

A julgar por um relatório do grupo analista DFC Intelligence, a tendência jogos-como-serviço popularizada pela Activision e EA está para ficar.

Segundo o GameDaily, as duas companhias cresceram um total combinado de $79 mil milhões de dólares desde 2012, muito devido aos lançamentos que recorrem a este modelo.

A DFC Intelligence estudou o valor tanto dos jogos-como-serviço como dos lançamentos tradicionais com compras únicas. Em termos dos jogos-como-serviço, o valor da Activision subiu de $10 mil milhões em 2012 para $60 mil milhões. Entretanto, a EA cresceu para $33 mil milhões, um crescimento acentuado do seu valor de $4 mil milhões em 2012.

Os jogos-como-serviço representam qualquer título que receba conteúdo pós-lançamento e atualizações constantes. No caso da EA, isto inclui o seu alinhamento de jogos de desporto como Madden e FIFA, cada uma deles como conteúdo Ultimate Team para aliciar os jogadores a jogar e gastar dinheiro todos os anos. O MMO da EA, Star Wars: The Old Republic, e The Sims 4 também tiveram um papel neste crescimento, com o último a ter direito a seis expansões e muitos outros add-ons desde o seu lançamento, em 2014.

Estes números impressionantes tornam interessante a decisão da EA em abandonar o Premium Pass em Battlefield V.

Os grandes nomes da Activision com modelo jogos-como-serviço são a série Destiny da Bungie, Call of Duty e o portfólio da Blizzard. Apesar da EA se ter afastado do modelo Season Pass, Black Ops 4 continua a ter um pass de $50 dólares, que oferece aos jogadores 12 mapas multiplayer e quatro cenários Zombie em atualizações de conteúdo periódicas.

Para além das suas franquias blockbuster, a Activision recebe lucros da King, a gigante mobile por detrás de Candy Crush Saga, que a companhia adquiriu em 2016, por cerca de $6 mil milhões de dólares.

2019 assistirá à chegada do próximo título jogos-como-serviço da EA, Anthem, assim como The Division 2, da Ubisoft.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share